O impacto em Campina da ascensão de Aguinaldo

{arquivo}NATAL – Mesmo aqui, onde a distância geográfica pressupõe estarmos em ambiente desinteressado nos fatos políticos da Paraíba, na prática a verdade é que o anuncio do deputado federal Aguinaldo Ribeiro teve ressonância nesta Capital, como de sorte por todo o Pais por se tratar de um Ministério muito relevante.

Amigos de longas datas reproduzem aqui nas conversas amenas a repercussão em suas falas.

Mas, cá pra nós, o maior impacto na Paraíba se deu mesmo em Campina Grande, onde a irmã do novo Ministro é candidata a prefeita da cidade, logo o fato anunciado pela grande Mídia ressoa mais fortemente nesse município.

Daniela Ribeiro já estava na referência de disputa com sua performance pessoal, mesmo assim intuía uma fragilidade de estrutura / esquema, algo que deixa de ser assim com a ascensão de Aguinaldo para impressionar na perspectiva de reforço, de musculatura capaz de lhe assegurar participação na disputa com perspectiva de chances de vitoria.

Como se sabe, em Campina as ultimas disputas criaram duas forças em confronto de Poder: o do atual prefeito e senador Vital versus o do senador Cássio Cunha Lima. Dentro dessa lógica, imaginava-se inexistir espaço para uma terceira força.

Só que o fato de Aguinaldo ser ungido ao Ministério das Cidades reformulou o conceito anterior permitindo uma mexida forte nessa conceituação porque aliado à popularidade de Daniela agora o novo Ministro impõe um sentimento de que saberá estruturar com dimensão dos grandes a candidatura de sua irmã a levando estar no páreo.

Por essa lógica, sabendo-se que os irmãos Vital vão agir com tamanha força no reforço à candidatura de Tatiana Medeiros cria-se a impressão de que quem perde com a nova conjuntura é a candidatura de Romero Rodrigues porque estando ao lado do governador Ricardo Coutinho – e este com grande rejeição em Campina – pode levar o Grupo Cunha Lima a nova derrota.

Se isto é verdadeiro, logo ninguém duvide se o senador Cássio não acionar a partir de agora a possibilidade de candidatura do filho Diogo – única chance de se gerar algum impacto em prol do grupo.

Danado é que, dependendo do desempenho de Aguinaldo Ribeiro a partir da próxima semana o fato é que a sucessão de 2014 na Paraíba passará a ser afetada também pela novidade anunciada pelo PP e a presidenta Dilma Rousseff.

Nonato incomoda e já preocupa

Lideranças próximas ao governador Ricardo Coutinho confirmaram em conversas reservadas com o Colunista que há um desconforto na estrutura partidária próxima do líder do PSB em face da insistência da candidatura de Nonato Bandeira à prefeitura de João Pessoa em contra-ponto à decisão de RC de lançar Estelizabel Bezerra como a escolhida.

Ainda não há clima de confronto entre RC e Nonato, mas fala-se em azedamento das relações levando o governador a não atender chamadas telefônicas do seu auxiliar da comunicação.

O fato é que há um fosso perigoso entre os dois podendo gerar uma crise de proporções desconhecidas.

Cícero refaz conceito

Quem diria, aos poucos o senador Cícero Lucena amplia os entendimentos com setores intelectuais da sociedade que antes metiam a pua na moleira do candidato tucano em João Pessoa, mas hoje atenuam e admitem as argumentações do pré-candidato.

Refiro-me ao processo da Confraria, onde Cícero tem exposto dados e documentos que arrefecem muito as acusações levando antigos críticos seus à ponderação e acatamento.

Foi o que aconteceu na sexta-feira (ontem). Voltaremos ao assunto.

Agra: uma medida acertada

Eis que o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, decidiu formalizar a decisão da Prefeitura de contribuir com a recuperação do prédio da API, conforme nos contou a presidenta Marcela Sitonio – uma das mais dignas e capazes jornalistas paraibanas de todos os tempos.

Agra agiu de forma correta ao superar traumas e desatenções, portanto atuando com impessoalidade em questões como da API merece o reconhecimento dos diversos setores da Imprensa nesse aspecto.

Umas & Outras

…Justiça seja feita: a Primeira Dama, Pamela Borio, é personalidade autêntica na expressão do que faz e pensa opinando de forma verdadeira.

…Afinal, Cida Ramos será ou não candidata a Reitora da UFPB?

…Por falar em universidade, a UEPB tem se posicionado com altivez na defesa dos interesses nobres da comunidade universitária.
…O deputado estadual Edmilson Soares tem agido fortemente para atrair vereadores da Oposição, mas sem êxito.

ÚLTIMA

“Quem é do mar/ não enjoa/ não enjoa…”
 

 

 

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo