CABO DE SANTO AGOSTINHO – As novidades dos últimos dias promovidas a partir da desistência “forçada” do prefeito Luciano Agra de não mais competir na reeleição acabaram por sugerir novas possibilidades na disputa da Capital.
A presença de Esterlizabel Bezerra como pré-candidata do governador Ricardo Coutinho mais do que fazer o líder do PSB plebiscitar a disputa permite que, além de Cícero Lucena e José Maranhão, possam existir outras caras com perspectiva.
A primeira delas já confirmada é do médico Ítalo Kumamoto, referencia na medicina e empreendedor com proposta nova para a cidade. Sua candidatura refresca o debate e aponta para um outro olhar sobre os problemas e as soluções para a cidade. Tem chances de crescer.
Outros dois nomes a merecer reflexão são os de Luciano Cartaxo e Manoel Junior –ambos com problemas para se afirmarem em seus partidos, o PT e o PMDB, por razoes diferentes.
Manoel Junior, por exemplo, enfrenta a determinação do ex-governador de ser candidato a qualquer custo, tanto que já anunciou que a pré-candidatura sai até inicio de fevereiro.Isto, na pratica, significa dizer que o deputado federal mesmo tendo chances de ascensão com o novo quadro está com uma pedra enorme no caminho.
Outra cara com perspectiva real de crescimento é o de Luciano Cartaxo. Na pratica, ele convive com a resistência de Luiz Couto, Julio Rafael e Cia, que insistem em manter apoio ao PSB, entretanto, nos últimos dias os movimentos internos na militância do PT tem ampliado o ampliado o apoio à tese da candidatura própria e isso ajuda muito a possibilidade de Cartaxo ser candidato.
Aliás, neste ultimo caso somente a necessidade e dependência financeira dos cargos comissionados dos governos pode justificar a tese de apoio ao PSB depois da degolada de Luciano Agra sem nenhum partido nem liderança ser ouvida – inclusive o agrupamento petista – fazendo-o um apêndice do processo.
Trocando em miúdos, como dizem os meninos do bairro da Torre, ninguém se iluda porque as novas caras vão dar novo rumo a processo eleitoral em João Pessoa.
PESQUISA?
Corre solto que há uma nova pesquisa para ser divulgada nas próximas horas. Até ai tudo bem, mas já dizem que a aferição excluiu nomes como de Ítalo Kumamoto, Luciano Cartaxo e Manoel Junior.
Vamos aguardar porque se isso for verdadeiro, a pesquisa não tem a ver com a realidade política da Capital.
AGUINALDO EM ALTA
Até que o competente Editor Adjunto carregou nas tintas ao afirmar que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder do PP na Camara Federal, já estaria confirmado como Ministro das Cidades.
Não é bem assim. Até ontem ele estava como um dos mais cotados – e isso é outra coisa.
Mas que ele tem chances, disso ninguém duvida. E com a torcida numerosa.
O SILÊNCIO DE CASSIO
É mais do que compreensível a fase de tensão do senador Cássio em face da fragilidade pulmonar do ex-governador Ronaldo Cunha Lima a merecer a tenção redobrada e total.
Mas, mais dia menos dia, depois dessa fase ele certamente será cobrado sobre muitos fatos políticos e administrativos registrados nos últimos porque, pelo menos em sua base (entre próximos) a reação não é muito boa não.
UMAS & OUTRAS
…”Com o PT deixe comigo porque sei dele tratar” – palavras de um super super comentando a indagação sobre o crescimento da tese de candidatura própria. Como ele tem a caneta e diz saber usar então a máquina vai funcionar longe dos famosos princípios democráticos.
…Quem deveria cantar hoje com Zé Ramalho era a cantriz Elba. Não o foi porque marqueteiros fizeram vingar a tese de que ela por estar muito em João Pessoa em shows beneficentes não poderia significar grande novidade no palco.
…Mas podem anotar: ele vai cantar com Flavio José em breve.
…O cantor e compositor Chico César não quis participar do novo CD de Escurinho, amigo desde a infância em Catolé do Rocha. Deixou o irrequiteto Jonas no escuro. Por que terá sido?”
…O pior: Escurinho, eleitor e militante pró Ricardo desde as antigas, precisa concluir o CD mas, mesmo com prestigio incomum com o Governo, sequer consegue alguns Reais somente investidos em artistas de fora. Agora, com esta revelação, certamente devem resolver mas ele não merece tanta desconsideração. Ainda falam de amizade.
…Vital Farias continua morando no Roger, mas sem fazer shows em João Pessoa, muito menos contratado pelos Governo para espetáculos nesta fase de festa.
…Fuba também.
…Renata Arruda idem.
…Cresce o movimento de renovação na Federação Paraibana de Futebol para tirar Rosilene Gomes da entidade. Não será fácil esse intento, mas tem aumentado de musculatura.
ÚLTIMA
“Pela última vida/poucos amigos hão de te procurar…
