Estelizabel: lealdade mas um tiro no pé

{arquivo}BRASILIA – Quando o governador Ricardo Coutinho decidiu tirar o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, da condição de condutor de seu projeto na Capital por mais um mandato, não sabia ele que estava iniciando a desconstrução fenomenal de sua trajetória política.

Embora a renúncia à reeleição seja fruto de poucos dias para cá, sob a exibição de ato pessoal voluntario, a historia provará que a pré-candidata Estelizabel a ser anunciada nesta quinta-feira havia sido escolhido há mais tempo, muito antes do “amigo” Agra saber.

A rigor, a antiga escolha descarta de uma lapada só dois trunfos de ouro do Coletivo: o próprio Agra e o genial estrategista – tambem esforçado Secretario de Comunicação prefeituravel, Nonato Bandeira, tomado de vontade incomum de assumir o papel que tramava a seu favor (contra o prefeito), mas que vai ver se transferindo para outrem, melhor dizendo, a Secretaria de Planejamento, Estelizabel.

No moído da Torre, Zé Dimas de Medeiros (do Íbis) logo diria: ele ( o governador) derrubou dois de uma cajadada só.

Em síntese, e na prática, nem Agra nem Nonato servem para o jogo futuro – logo são co-adjuvantes para novas missões, mas nunca de exercício de autoridade, o que Estelizabel nesse particular assumiu: ser a imagem de Ricardo na Prefeitura da Capital.

Encontro com debate aparente

Quem acompanhou o encontro do PSB nesta quarta-feira atestou que de fato o partido não tem mais a força democrática de antes, isto é, de pouco valem as opiniões contraditórias porque a fala máxima e definitiva é do incontestável Ricardo Coutinho.

Antes mesmo do diretório promover a resolução que será anunciada nesta quinta-feira, vários interlocutores se queixavam da forma imposta e do nome escolhido.

Dramas a enfrentar

Quando for apresentada ao conjunto dos partidos e lideranças politicas (vereadores e lideres de bairro), Estelizabel srá conhecida para eles mas sem nenhuma identidade, que nao terá porque quem vai arbitrar tudo é Ricardo.

E as reeleiçoes dos vereadores, sem Agra como condutor, quem vai fazer? Esterlizabel vai enfrentar muitos problemas.

Um problema inadministrável

A escolha de Estelizabel aparenta avanço mas vai enfrentar muitas, enormes resistências, a partir do contexto interno do ricadismo.

Um desses sérios enfrentamentos acontecerá entre a pré-candidata e a Secretaria de Saúde, Roseana Meira, que até pouco tempo atrás se detestavam.

Pode até ser que o governador faça uma foto entre as duas, mas se isso acontecer ambas vão ser contratadas para novelas da Rede Globo.

Tem mais gente nesta condição.

Em tempo

Sou das pessoas quem admira há anos, desde quando as mulheres de vanguarda defendiam o Cuiã – quem se lembra – sempre envolvida com lutas de inegavel valor onde pontificavam Rossana Honorato, Ju, Márcia Lucena, etc.

Ela tem historia e capacidade, mas se permitiu a ser atriz certa na cena errada. O tempo dirá, porque lhe falta a maldade e habilidade indispensáveis nessa esfera.Vai penar muito, embora seja obediente.

O caso Nonato

Mais ardiloso e responsável por tudo que há de controle de informaçao e estratégia politica no Governo e na Prefeitura, nada disse valeram para o secretario Nonato Bandeira.

Viajou para a Europa, onde foi resolver problemas do turismo com a Europa, de longe ele monitorou tudo e, se reconheça, teve sua equipe tomada de estrategias para vingá-lo a ser candidato, mas como ele sabe, nao estando no quengo do governador de nada vale.

Insistiu, deu fortes sinais, mas sua capacidade incomum para tanto ( e mal até) nao conquistou o quengo e o coraçao de Ricardo porque se fosse por merito Nonato era o candidato.

Talvez sirva de mais uma liçao, já conhecida, mas que só se leva a sério quando acontece consigo mesmo. Um dia terá desdobramentos porque é a segunda vez a forma pretérita. A não ser que…

Ruy Falcão cria nova onda no PT

Nem vou falar agora minuciosamente, mas já já avaliarei o que vi no encontro do presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, e os deputados estaduais Luciano Agra e Anísio com o presidente nacional, Ruy Falcão.

É nitroglicerina pura (do bem), se é que o PT quer voltar a ter identidade própria envolvendo o deputado federal Luiz Couto,líder de fato, na nova conjuntura.

Eu falei com Ruy Falcão e vou contar tim-tim por tim-tim.

ÚLTIMA

“Cada um colhe / o que planta…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo