A cena sucessória de 2012 certamente terá o ex-governador José Maranhão e o senador Cícero Lucena como nomes da Oposição na disputa para a prefeitura de João Pessoa, mesmo que perdurem comentários de movimentos alternativos internos em torno desses dois projetos. Por uma razão simples: os dois se elogiam sempre e até dizem ser honroso um ser vice do outro daí as ilações de um acórdão em curso.
Nesta segunda-feira, em entrevistas diferentes Cícero e Maranhão deixaram muito claro, evidente até demais, de que não abrem mão dessas postulações com base em pesquisas de opinião publica.
Há que considerar vários aspectos, sobretudo a condição de contra-ponto que eles oferecem ao contexto municipal, mais ainda na condição de Cícero por ser ele o alvo intenso, ao mesmo tempo a maior referencia histórica de oposição ao conjunto Ricardo/Luciano Agra.
Deu para perceber que Maranhão fala com autoridade sobre gestão publica, mas chamou mais a atenção o fato dele, o ex-governador, exaltar o desempenho de Cássio no Senado. Quem conhece os dois lideres sabem que eles sempre estiveram em ataques mútuos, diferentemente dos últimos dias.
No caso de Cícero, o foco das abordagens em vários momentos elevando o tom com denúncias contra a gestão municipal da Capital terminou atraindo comentários mais minuciosos sobre as diferentes questões da Capital porque ele foi prefeito e é, como já disse, contra-ponto mais direto de RC e Luciano.
Em síntese, cada vez mais PMDB e PSDB se aproximam podendo gerar mudanças especiais na direção de 2012 e 2014.