{arquivo}BRASILIA – A tarde e noite desta quarta-feira na Capital Federal nunca estiveram tão aquecidas no quesito futuro político da Paraíba quanto hoje com a informação obtida em primeira mão pelo WSCOM, segundo a qual o senador Vital Filho estaria sendo indicado Ministro do Turismo no lugar do deputado federal Pedro Novais, exonerado após denuncia.
A rigor, o nome que surgiu mais fortemente no inicio da tarde foi o do deputado federal Manoel Júnior, também do PMDB paraibano, numa lista em que constavam ainda os deputados Marcelo Castro (PI) e Gastão Vieira (MA). Mesmo com estes parlamentares cotados, o nome do senador Vital permanecia com maior cotação na Presidência.
Na verdade, o processo é complicado diante da decisão tomada pelos deputados federais do PMDB de reforçar junto à Presidenta Dilma Rousseff que a indicação recaia entre um dos 83 parlamentares – daí a dificuldade interna no partido para Vital ser nomeado, entretanto, já há desdobramentos e/ou alternativas em curso.
Uma delas sugerida pelo senador Wilson Santiago seria permutar espaços da ocupação do Senado e Câmara para abrigar o atual presidente da Comissão de Orçamento do Congresso Nacional.
O fato é que o vice-presidente Michel Temmer está com a missão de contornar os interesses internos do PMDB – somente assim permitindo que o nome do senador vingue, como quer o Palácio do Planalto, conforme relatos ao Portal durante o dia.
Já na Previdência
O nome de Vital já esteve em alta cotação meses atrás quando da escolha para o Ministério da Previdência. Por pouco não foi nomeado.
Quanto ao Turismo seu nome fora lembrado para reforma que acontecerá em janeiro.
Manoel Júnior no páreo
Mesmo com a novidade revelada em primeira mão pelo WSCOM, o deputado federal Manoel Junior revelou que tem recebido apoios para a missão, embora sabendo da disputa com outros parlamentares.
Aliás, para se precaver contra queimações, Manoel Jr se antecipou e levou ao líder Henrique Alves certidões negativas mostrando sua idoneidade.
Isso se deu porque o deputado federal Luiz Couto andou queimando o nome do líder pemedebista.
Maranhão de novo
Durante parte da tarde, eis que o nome do ex-governador José Maranhão surgiu como oportunidade para reparar os espaços políticos do líder pemedebista.
ÚLTIMA
“Há tempo para tudo…”

