A dignidade da UFPB, Ronaldo, PT e terreno

{arquivo}RECIFE – Estar distante (geograficamente) da rinha política de sua aldeia permite olhar com mais realismo os lances, estratégias e atos produzidos ao sabor de uma campanha política sem fim. Termina uma, a outra já começa a seguir. Esta é a conceituação indiscutível para nosso Estado, que habituou-se a não inovar intensamente no campo privado, daí depender muito das histórias do campo público.

Por essa ótica, aliás, ainda há tempo de abstrair e/ou excluir de vez o envolvimento nefasto da crise política em algumas de nossas instituições insuspeitas até prova em contrário. A Igreja é uma delas, da mesma forma como a Universidade, em especial a Federal da Paraíba – famosa UFPB.

Mais do que preocupação, que brotou com a manchete explorada, fiquei demasiadamente triste com a citação frágil (mas citação) de envolvimento da UFPB com temáticas negativas de mau uso de recursos públicos comum na atividade política, especialmente governos de uma forma generalizada.

Vendo, revendo, lendo e novamente passando a limpo todos os dados, nos impressiona como a estratégia política com intenções deliberadas de inventar crise chegou ao topo da exploração descabida porquanto não há nada que desabone até agora os procedimentos legais da atual Reitoria com qualquer ato de desvios. Está tudo dentro das exigênciais.

O reitor Rômulo Polari, sua equipe e demais direções de Centros da UFPB são probos, disse ninguém duvida, exceto quem vive o jogo político a qualquer preço, mesmo que ferindo regras básicas de respeito humano.

Se isto é verdade, em nome ainda do que resta de valor sensato e positivo, rogamos que deixem a UFPB distante da lama comum em outras esferas, porque sucessão nenhuma justifica a opção pelo achincalhe beirando a irresponsabilidade, uma vez que estamos diante da histórica, primeira e mais importante instituição de ensino de terceiro grau deste Estado.

Não, a UFPB não pode ser depositário dos vícios e maldades comuns na vida político-partidária estadual!

É o que penso e defendo onde for.

A dor em torno de Ronaldo

A condição maligna do tumor a afetar o ex-governador Ronaldo Cunha Lima no pulmão deixou-nos a todos tristes diante da notícia. Estamos solidários com o próprio Ronaldo, Dona Glória, filhos e familiares neste momento de fé e torcida pelo reestabelecimento da saúde.

O senhor Destino pregou – nos uma peça descomunal ao gerar para o Poeta este estágio de deficiência física nesta fase da vida, cuja dor esperamos não sê-la prolongada, posto que surta efeito a dosagem medicamentosa advinda da radioterapia, como se não bastasse a tenacidade de encarar os efeitos do AVC com muita dignidade.

Não vislumbro em rápido olhar quem considere ver Ronaldo merecedor desse mal, que dói mais quando afeta a fábrica do ar que se respira, logo quando ele faz de tudo para encontrar ânimo e disposição buscando a todo custo ver seu filho ascendendo ao cargo concedido pela sociedade.

Que Deus lhe garanta as dádivas da superação!

Lula e o PT das capitais

Quem quiser levar a sério, que leve, pois o ex-presidente Lula vai ser o principal avalista das candidaturas próprias e alianças do PT na sucessão de 2012.

Pelo que deixou escapar em recente encontro petista, o partido somente vai lançar candidato próprio onde houve condições comprovadas em pesquisa dessa viabilidade. Do contrário, a opção será em ocupar a vice de aliados.

O caso da Paraíba é ‘sui generis’ porque o Diretório de João Pessoa defende aliança com o prefeito do PSB,Luciano Agra, mas os demais aliados – especialmente o PMDB exige essa preferência.

Mais uma vez antecipo sem nenhuma dúvida de que Lula vai terminar sendo ‘proibido’ de vir fazer campanha em João Pessoa.

Em Campina, não, lá ele deve participar mesmo.

O debate sobre a permuta dos terrenos

Quando a manhã estiver tomada do relógio tempo, vamos estar assistindo a mais um estágio de debate entre os deputados estaduais sobre a cessão de terrenos do Governo para o empresário Roberto Santiago construir novo Shopping assegurando como contra-partida a implantação de equipamentos públicos.

São dois debates em questão: um, internamente, entre os deputados gerando a impressão de que o Governo tende a vencer a disputa; outro está na opinião pública, esta com forma de comportamento sem o envolvimento político – partidário.

Neste ultimo caso, não há pesquisa divulgada sobre essa tendência popular mas, sem duvidas há entendimento consensual de que a cidade precisa de outro shopping, mas quanto à formula exclusiva esta enfrenta criticas, especialmente dos setores organizados que defendem Licitação pública.

Mesmo com o andar da carruagem, vamos aguardar mais um tempo para juízo de valor sobre os bastidores sabendo-se que o Governo pode muito, menos no imaginário popular.

Ninguém duvide que tudo termine na Justiça.

Umas & Outras

…Pernambuco é um celeiro interminável de negócios, inovações e gente de todas as espécies movidas a estar próximo do desenvolvimento. Nos impressiona , a forma como vimos sendo tratados durante todos esses anos com valor criterioso de aceitação de nossos serviços através do Portal WSCOM e da Revista NORDESTE.

…Para se ter uma idéia: o apresentador Sami Abuana, da TV Nova Nordeste, repetiu nesta terça-feira mostrando a nova edição da Revista dizendo que se trata da mais importante publicação feita fora do eixo Rio – São Paulo.

… Gil Sabino está na área.

ÚLTIMA

“Se alguém tiver de fazer por mim/
que faça agora…”

 

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo