O mega empresário Roberto Santiago, proprietário do Manaíra Shopping, está apenas aguardando a Assembléia Legislativa autorizar a troca do terreno cedido pela Cinep, na entrada do Geisel (defronte ao Ronaldão) pela área da Acadepol, em Mangabeira, para construir novo Shopping na zona Sul da capital paraibana – hoje em ampla expansão habitacional e de negócios.
Roberto Santiago foi convencido por amigos a buscar construir a troca até porque são áreas oriundas do Governo, mas a nova área tem efeito maior na perspectiva dos negócios porque enquanto no terreno do Geisel são 4 hectares – o da Acadepol passa de 8 hectares,além da questão da valorização.
Tem mais: Santiago sabe que outros grandes empresários, a exemplo de Tasso Jereissati, João Claudino e outros, inclusive da Paraíba, têm tentado obter as condições oferecidas pela Prefeitura e Governo para construir outros shoppings exatamente na região onde ele agora foca com prioridade.
Santiago já construiu um argumento interessante, que é se comprometer a construir a Acadepol lá na entrada do Geisel adicionando outra tese de que trata – se de uma área a merecer maior cuidado da policia, embora a academia tanto em Mangabeira quanto no Geisel não tenha missão de policiamento porque cuida apenas da formação policial.
Mas o Governo quer aproveitar a motivação e troca para construir outra base policial e um Instituto de Criminalistica, hoje também instalado no Cristo Redentor.
O fato é que a operação de viabilidade da permuta é fundamental por isso precisa e tem apoio total do Governo, algo que o próprio governador Ricardo Coutinho está assegurando ao acionar a Procuradoria Geral do Estado para oferecer parecer positivo, bem como os deputados estaduais da base aliada e o presidente Ricardo Marcelo visando acelerar o processo a partir desta segunda-feira.
Com a conjuntura em curso, João Pessoa deve conquistar novo espaço comercial relevante, entretanto, já se comenta dentro do próprio governo e em setores da prefeitura porque outros projetos com pretensão equivalente em curso há anos não conseguem apoio das instâncias oficiais como agora se consolida, mesmo sendo em outras áreas e recursos privados – sem que o governo tenha qualquer cessão ou perda de patrimônio.
Na prática, Roberto Santiago cada vez mais expande seus negócios e poder. Mérito pessoal, ninguém duvida, a fazê-lo um dos mais importantes e influentes personagens do Estado da Paraíba.

