{arquivo}Os dados ainda são alarmantes: no Brasil as mulheres no mercado de trabalho percebem salários 34,6% a menos que os homens, mesmo exercendo funções iguais. Esta é a estatística que remete a todos brasileiros a adotar de agora em diante compromissos e busca de meios das várias formas possíveis para repararmos essa desigualdade inconcebível nos dias de hoje.
Se bem que, apesar das grosserias no trato da relação humana em si, o Brasil tem melhorado muito, se comparado ao século passado ou até mesmo aos idos anos 70/80 quando começamos a nos redescobrir enquanto Nação reconquistando a Democracia plena em nosso solo.
Os dados abordados agora passam pela superestrutura econômica de que falam os compêndios examinando a história, mas esta é sem duvidas uma das grandes tarefas da Presidente Dilma Rousseff em face de seu significado no Pais e na América Latina como primeira mulher a exercer o Poder democrático com a tarefa de transformar.
Não é missão das mais fáceis porque desigualdades não se combate apenas com decretos, letras frias de quem está em algum cargo importante. Há vários fatores em torno da questão, por isso ainda serão precisos alguns anos para a reparação da anomalia social na relação entre homens e mulheres.
Seja como for, de forma efetiva a Mulher tem ocupado funções de comando em muitas áreas, portanto, dentro dessa lógica de conquistas permanentes certamente que mais dia menos dia as injustiças serão reduzidas para se fazer justiça com quem tem papel predominante na reconquista social do Brasil.
À luta, companheiras!
O Poder feminino na Paraíba
Se reparar direito estamos mais defasados ainda, enquanto referência da presença feminina nos cargos de mando no Estado. Tem havido avanços, é verdade, mas muito aquém do que um dia reserva o futuro.
No Ministério Público Estado já tivemos no comando por dois mandatos seguidos duas Procuradoras de Justiça, mas no Tribunal de Justiça ainda não mesmo com a presença solitária da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, enquanto única mulher no Judiciário.
Quando vamos ter uma delas no comando do Executivo e da Assembléia Legislativa ainda não é possível deslumbrar porque nesses dois Poderes as mulheres ainda não têm ousado e/ou se credenciado no tamanho necessário à conquista do comando.
É uma questão de tempo, apenas.
Nos cargos do Executivo
O Governo Ricardo tem abrigado uma quantidade maior de mulheres se comparado a outros momentos da historia contemporânea.
Não por gênero humano, mas pela conquista e acumulo de conhecimento que muitas delas tem registrado para merecer o comando de pastas como as Finanças, Procuradoria Geral, Desenvolvimento Humano, etc.
Do alto do Céu
Somente a natureza divina serve diante de forte lembrança como sopro de conforto e fé para mantermos a relação com nossos ente queridos, hoje tomados de encanto somente guardados por Deus lá em cima no cenário chamado de Céu.
Falar, pensar, escrever sobre mulheres do porte de Maria – minha saudosa mãe Maria Júlia, por exemplo – é reviver ou sofrer duas, tantas vezes pela nossa incapacidade de tê-la de carne e osso provendo nossas vidas de carinho e força sem igual.
Pensar em lutas de mulheres famosas não é mais do que inserir Maria Julia na lista das heroínas do Ser Tão, que fizeram da vida uma luta gigantesca e continua para promover cidadania e contribuir com a Paraíba velha de guerra formando seus filhos à vida e ao futuro pelo caminho da decência.
Mesmo distante, ou perto como diz meu coração, só tenho mesmo com Duda e Alaíde de agradecer a Maria e a Deus por essa convicção e realidade.
Umas & Outras
…Terça-feira de festa especial na familia Crispim Duarte e Menezes com o aniversário de Rose, companheira de boa energia do amigo/irmão Deza ao lado de Dona Elza, irmãs, amigos.
…Etel e Mano Hilton comemoram em Buenos Aires.
…A Rádio Tabajara tem concorrente: 101.1 FM em fase experimental.
…Totonho embarcou nesta madrugada de volta para o Rio. Se fosse uma peça no dominó poderia ser denominado de Lá e Lô – ou seja vive em terras cariocas e torrelandenses sempre.
…Ednaldo Nóbrega entrou para a escola dos enólogos tabajaras.
ÚLTIMA
“Mas é preciso ter força/ é preciso ter raça sempre…”
