ARACAJU – O XII Fórum dos Governadores do Nordeste – mais o de Minas Gerais, Antonio Anastásia, gerou uma série de encaminhamentos e formalizações, como se deu no anúncio pela Presidente Dilma Rousseff da criação do Ministério da Microempresa, a junção de forças do BNDES, BNB para fortalecer a SUDENE, além da possibilidade de recriação da Contribuição Social para a Saúde, além de diversos outros temas.
Foi a primeira vez que o governador Ricardo Coutinho participa do privilegiado encontro – sempre cumprimentado pelos Pares, que formam a rigor uma gerações ousada de gestores públicos – mas, ao invés de fortemente propositivo como se ensaiava antes do FORUM, ele aproveitou a oportunidade para falar de sua angustia financeira no Estado.
Literalmente, ele privilegiou a maior parte do tempo para historiar a realidade encontrada por ele de excesso de déficits financeiros – como repetiu -, cuja realidade para atenuar ele invocou a intermediação pela Presidente Dilma de negociações para tirar o Governo da inadimplência do Tesouro Nacional. Sem isso, nada anda em termos de atratividade de novos recursos e projetos.
Em menos de 5 minutos – tempo oferecido a cada governador – ele desancou a gestão Maranhão falando em contratações ilegais no período de 2 anos, gratificações graciosas, compromissos assumidos em véspera da eleição ( se referiu a PEC 300) daí , mesmo tomando uma serie de medidas amargas, disse que mesmo assim a realidade é de quase caos.
Ricardo deixou claro ainda que teme a segurança do Estado, em face da crise com os policiais, pois argumenta não dispor de R$ 100 milhões / ano para fazer frente a PEC, por isso apelou para Dilma.
Do ponto – de – vista propositivo, o tempo inicial foi tratado com a necessidade de se taxar o comercio eletrônico para evitar sangria e defendeu os Arranjos Produtivos Locais como forma necessária de gerar a sobrevivência econômica das pessoas com decência.
Sem tirar nem por, eis a síntese da participação do Governador.
As duas faces da Presidenta
Quem acompanhou a reuniao dos governadores atentamente e teve acesso aosvarios ambientes do encontro constatou dois momentos distintos no desempenho da Presidente Dilma.
Pela manhã, na frente da Imprensa, ela fez a leitura política que quis sobre sua visão acerca do Brasil e Nordeste contemporâneas – ignorando, inclusive, o texto que recebeu para pontuar sua leitura acerca de tantas questões,mas nesse momento vingou sua porção Lula da Silva levando-a ao improviso literalmente.
Confirmo esta condição porque almocei com quem pontuou uma serie de pontos que foram ignorados pela espontaneidade da presidente.
Mas, no período da tarde, só para governadores, auxiliares e poucos convidados, ela ouviu a todos os governadores, anotou as principais questões levantadas e, na sequencia, pontuou um a um dos questionamentos sendo, inclusive, verdadeira demais quando disse que não iria prometer investimentos volumosos nesta fase da conjuntura.
Encantou por esta postura.
O Vice de contatos
Presente em Aracaju, o vice-governador Rômulo Gouveia fez o papel de simpatia e contatos nos bastidores com os diversos personagens da política levando o governador Eduardo Campos a gargalhadas.
O jornalista Genésio Araujo, do Política Real, chegou a dizer que o vice era o gordo de menor cintura fina da política nordestina.
Umas & Outras
…A MIX deve assumir a conta do Manaira Shopping.
…O megaperito Ricardo Molina vai adquirir um apartamento em João Pessoa. Encantou-se com as pessoas e as belezas naturais.
…Uma informação que faz a Paraíba se orgulhar: ainda hoje, uma vez por mês, o medico legista Genival Veloso continua proferindo aula na Universidade de Coimbra, em Portugal. É considerado o maior da área no Brasil.
…Por falar em perito, quem anda se especializando em pós graduação em pericia trabalhista é o transoceânico Tirone Soares.
…O governador Ricardo Coutinho chegou para o encontro de Aracaju com cara muito seria, fechada, ao lado do secretario de Planejamento, Gustavo Nogueira . Na mesa do Governo da Paraíba eram vistos apenas Rômulo, Gustavo e Marly Lucio.
… O jornalista Onivaldo Junior,editor da Revista NORDESTE, deu um banho de cobertura e articulação junto aos governadores, ministros e autoridades na cobertura do encontro.
…Luiz Henrique vem aí.
ÚLTIMA
“Cada um dá o que tem…”