Para que serve o silêncio de Maranhão?

BRASILIA – Não são poucos os aliados do ex-governador José Maranhão em plena atividade de vida política, inclusive em Brasilia, indagando sobre quais motivos e a serventia que seu silêncio pode ter daqui em diante em termos de futuro de sua própria trajetória, especialmente no PMDB.

O fato concreto é que o ex-governador anda monossilábico e, à exceção dos mais chegados, tem procurado a poucos e também não se manifesta sobre planos a curto, médio prazos, inclusive no tocante a seu partido.

Em torno desta conduta devem se alicerçar vários fatores, a partir do baque que ainda ele faz sentir porque não é fácil tirar do quengo a derrota num processo em que teve todas as chances de vencer e perdeu. Isso pode ser tese recorrente e alguns até considerar desnecessária, mas quem conversa com o ex-governador relata o flagrante de sua inconformação.

Quanto à estratégia de não comentar nada dos primeiros dias de Ricardo Coutinho permite que a Oposição se omita, exceto quando poucos como o vereador Fernando Milanez se posicionam na mídia.

Mas, afinal o silêncio é mera estratégia ou ele perdeu o pique nesses primeiros dias? – costumam indagar deputados e prefeitos.

Também nos bastidores do PMDB as indagações correm soltas exatamente pela inexistência de posicionamento mais freqüente do ex-governador ultimamente no trato tanto desta questão quanto da relação com o Governo Ricardo.

Quando muito ele está certo de que em fevereiro assumirá um cargo federal relevante para lhe servir de âncora e estimulo aos futuros embates. Por enquanto, o “homem” anda sumido mesmo.

Bahia: Wagner busca garantir recursos

Embora a quinta-feira tenha sido tomada por agenda totalmente dedicada à lavagem do Bonfim, deu para perceber em conversa com o governador Jaques Wagner que ele swe mantém muito antenado com as articulações nacionais para manter a influência da Bahia no jogo de futuro do País.

Percebemos que, envolvido na reforma de seu secretariado ele não tira o olho” nos investimentos que devem ser realizados no Estado nos próximos anos, por isso ontem ele teve uma agenda cheia, em Brasília na quarta-feira quando visitou ministérios em busca de recursos para grandes obras.

Acompanhado da Secretária Chefe do Governo em Brasilia, Sonia Carneiro e do secretário especial de Portos, Leônidas Cristino, ele repetiu a necessidade de se priorizar a construção do intermodal Porto Sul, em Ilhéus, que engloba a construção de uma ferrovia, um porto e um aeroporto internacional, ora em curso. W

O governador deixou claro que a concretização da obra, que abrange a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), com ordem de serviços assinada no final do ano passado pelo ex-presidente Lula, é uma das metas de seu governo neste segundo mandato. Por fim aguarda a presença da Presidenta Dilma no estado ainda no primeiro semestre.

RN : Micarla se recupera de cirurgia no Sírio-Libanês

Depois de se submeter a uma cirurgia cardíaca, a prefeita Micarla de Sousa está se recuperando em um apartamento do Hospital Sírio-Libanês. O procedimento cirúrgico, que durou pouco mais de uma hora, foi realizado com sucesso pelos médicos Antonio Esteves e Luiz Kajita. Com a intervenção foi fechada a comunicação interatrial no coração da prefeita, doença chamada de “forame oval patente”.

Ela não precisou ficar na Unidade de Terapia Intensiva e, após a cirurgia, já foi levada direto para o apartamento do hospital, onde se recupera na companhia de familiares e amigos. Micarla de Sousa está licenciada do Executivo por um mês.

Pernambuco: PDT chama João Paulo para suas fileiras

Mesmo sem cargos políticos no governo Dilma Rousseff (PT), o cacife eleitoral do ex-prefeito e deputado federal eleito João Paulo ainda atrai os partidos aliados. Em almoço com o líder do PDT na Câmara dos Deputados, Paulinho da Força, o ex-prefeito foi convidado a deixar o PT e se filiar à sua legenda.

Paulinho não escondeu o jogo e lançou o nome do parlamentar eleito à Prefeitura do Recife. Ontem, o pedetista disse saber das dificuldades internas vividas no PT pelo futuro colega de parlamento e arrematou: ´Quero que ele (João Paulo) venha para o PDT ser o nosso candidato a prefeito do Recife`. Esse é o segundo convite que o ex-prefeito recebe para sair do PT.

A primeira sigla a sondá-lo foi o PCdoB, legenda a qual pertence o deputado estadual eleito Luciano Siqueira, vice de João Paulo por oito anos. ´Só precisamos falar com o presidente estadual do PDT, José Queiroz, e com o presidente nacional, Carlos Lupi. Se depender de mim, João Paulo está dentro`, contou Paulinho, que frisou admirar o petista desde os tempos de militância nos movimentos sindicais.

Ceará: registradas 164 contas pendentes

Um total de 164 candidatos que participaram das eleições de 2010 no Ceará ainda não prestaram contas da campanha perante a Justiça Eleitoral. A inadimplência atinge candidatos que tiveram o registro deferido, quem teve o registro deferido e desistiu da disputa no curso da campanha e também quem teve o registro indeferido.

Para a Justiça Eleitoral são obrigados a prestar contas todo e qualquer candidato, inclusive a vice e a suplente, bem como os comitês financeiros e partidos políticos. Essa obrigação atinge ainda quem renunciar à candidatura, desistir, for substituído ou tiver o registro indeferido. Neste caso a prestação de contas deve corresponder ao período em que participou do processo eleitoral, mesmo que não tenha realizado campanha

Piauí: TRE apura 39 ações de cassação, inclusive do governador

Trinta e nove ações de impugnação de mandato eletivo e representações pedindo a anulação de diplomação e aplicação de multas aos candidatos a governador, senador e a deputado nas eleições 2010 estão em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TRE-PI está distribuindo os processos entre os juízes eleitorais e começa na próxima semana a notificar os candidatos processados para que preparem suas respectivas defesas.

Todas as ações têm por base investigações da Polícia Federal do Piauí durante a campanha eleitoral que resultaram em prisões de cabos eleitorais e apreensões de material de campanha, dinheiro e outros itens, configurando crimes como abuso de poder e conduta vedada a agentes públicos. Paralelo à tramitação dos processos na Justiça Eleitoral, a PF continua apurando os fatos, através de inquéritos, para mover ações penais contra os candidatos ou responsáveis pelos atos.

Maranhão: anunciadas medidas para evitar epidemia de dengue

A iminência de uma epidemia de dengue no Maranhão neste começo de ano levou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a intensificar a estratégia de combate à dengue. O Estado está entre as 16 unidades da federação que apresentam alto risco para a doença, de acordo com lista do Ministério da Saúde.

Uma força-tarefa de agentes de controle epidemiológico está mobilizada para conter o avanço da doença. Em 2010, foi registrado um aumento de 66% de casos no estado, em relação ao ano anterior. Em São Luís, o número de contaminações subiu 709%, em comparação a 2009.

 

Alagoas: cresce número de abuso sexual infantil

Uma pesquisa realizada pelo professor doutor Liércio Pinheiro, coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Cesmac, aponta que em Alagoas foram registrados 1.043 ocorrências de abuso sexual infantil no período entre 2001 e 2009. O estudo pretende fazer uma análise dos casos recentes no Estado, mostrando os tipos de abuso sexual recorrentes, o perfil dos agressores e vítimas e os municípios que concentram os maiores números de ocorrências. Em Maceió é onde se registra mais ocorrências.

Durante a pesquisa foi notificado que a maioria das vítimas é do sexo feminino, conforme a tendência mundial, e estão na faixa etária entre 7 e 14 anos, predominantemente. O crime mais praticado é o estupro e, segundo foi observado na pesquisa, a cada ano o número cresce

Sergipe: Déda quer prioridades

O governador Marcelo Déda participou de uma audiência com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, em Brasília quando colocou a visão de relacionamento do Estado com o ministério enfocando o que ela possa tratamento prioritário às reivindicações do Estado.

Deda apresentou o futuro secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Oliveira Júnior, e informou que irá implantar um novo modelo administrativo em conformidade com o modelo do ministério. Marcelo Déda e Oliveira Júnior foram acompanhados nesta visita pelo chefe do escritório de representação do Estado em Brasília, Pedro Lopes.

ÚLTIMA

“Só na hora da sede/

é que procuras por mim…”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo