O Procurador Geral de Justiça do Estado, Oswaldo Trigueiro, reproduziu neste domingo a mesma cantilena de antes: vai insistir ao máximo para que as instâncias de Poder no Estado, especialmente o Executivo, resolvam de vez a pendência com os pro-tempores na ordem de 36 mil pessoas, ou seja, afastem quem não tem amparo legal.
O Ministério Público,aliás, vem recorrendo através de medidas na Justiça estadual mas até agora sem êxito levando – o a recursos em outras instancias do Judiciário.
Na verdade, se acrescentar a quantidade de aproximadamente 6 mil comissionados – estes a merecer acatamento legal – a Paraíba convive com cerca de 42 mil pessoas em situação frágil, mas com dependência direta desses empregos temporários.
Esta é a realidade já provocando muita preocupação por parte do governador eleito Ricardo Coutinho e, mais ainda, às pessoas que estão na iminência de perderem seus sustentos.
O caso é mais sério ainda quando envolve a acumulação de cargos, ois muita gente hoje com vinculo na administração estadual tem um “bico” ou um reforço orçamentário em prefeituras ou órgãos públicos, fora da norma que permite ao máximo para professores e médicos.
Se tudo isso for pouco, há levantamento minucioso feito pela equipe de Transição expondo que a continuar a projeção das coisas, o Governo vai chegar ao comprometimento de 67% com Pessoal – o que se configura, em tese, como crime tipificado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Este é, sem dúvidas, o maior dos problemas que Ricardo passa a conviver a partir desta segunda-feira sabendo de antemão que não via poder deixar de tomar decisões, algumas delas amargas demais.
Umas & Outras
…O mega empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade resolveu estincar a sua presença em João Pessoa para rever amigos como o desembargador Júlio Paulo Neto e o agropecuarista Anibal Nóbrega.
…Carlos Alberto vai agora investir em fabricar caminhões. Começa em fevereiro de 2011 decidido a disputar a liderança.
…No lançamento do álbum internacional da arquiteta Sandra Moura, ontem, no Forum “Mário Moacyr Porto” muita gente VIP se fez presente, a começar do governador José Maranhão, empresários Roberto Santiago, Robinho Ribeiro, Erinaldo Quintas, Manoel Gaudêncio, José Nilson Crispim, Fred Hortêncio.
…Durante a festa, podemos conversar demoradamente com Juca Pontes, Milton Nóbrega e Carlos Aranha – artifices da editoraçao, capa e texto de abertura do excelente álbum.
…O superintendente do Sebrae,Julio Rafael, também se fez presente com a Doutora em Literatura, Ana Adelaide.
…Neste domingo de sol, as más inventaram um problema sério com Nairon Barreto mas que, felizmente, era boato sacana, inveridico. Ele está novinho emfolha conservado com água do bairro dos Expedicionários.
…Atento, o produtor e multimidia Buda Lira anda preocupado com a demora no repasse dos recursos dos projetos aprovados pelo Minc. Tem razão.
ÚLTIMA
“Lá vem a barca/ chamando o povo/
pra liberdade/ que se conquista…”
