De agora até a eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa no Estado muito ainda se falará de manobras e articulações normais no processo. A novidade recente está na manifestação do governador eleito,Ricardo Coutinho, de pontuar que gostaria de ver um aliado à frente da presidência desse Poder.
Sempre é assim, seja aqui ou alhures: o governante reverbera o discurso de respeito à autonomia do Legislativo mas ajuda sempre para ter um aliado naquele posto.
No caso da Paraíba, em termos numéricos, hoje, o nome em condição de liderança chama – se Ricardo Marcelo. Além de ser o atual presidente exercendo prestigio é muito jeitoso e sabe manobrar as articulações de bastidores, portanto, estando a Oposição com o mesmo tamanho até a eleição certamente o faz se manter no páreo, sem dúvidas.
Só que, depois da manifestação de Ricardo, muita coisa vai mudar. A primeira delas é o afunilamento dos nomes de situação – Lindolfo Pires, Manoel Ludgerio, Tião Gomes e Antonio Mineral – devendo a disputa se fixar em torno de Lindolfo e Ludgério com crescimento visível do nome do parlamentar de Sousa.
Todos têm méritos, pois ser eleito deputado é preciso ser tão competente quanto mágico, malabarista, etc, mas do ponto – de – vista de perfil e articulação Lindolfo tem crescido muito em conceito e captação de apoios dentro e fora da base aliada.
É aí que o bicho pega porque, paralelamente à disputa para a presidência, o governador eleito trabalha na perspectiva de construir Maioria, algo que não pode ser descartado com forte probabilidade porque já tem muita gente mudando de rumo.
Afora o aspecto de articulação, Lindolfo atrai para si uma condição única entre os postulantes de situação porque ancora o discurso legitimo de que o Sertão, a partir de Sousa – sua cidade – precisa estar compondo a estrutura de Poder no Estado visto que, no Executivo, João Pessoa e Campina Grande estão bem servidas faltando a outra banda da lua representativa.
Em síntese, este é o cenário apontando Ricardo Marcelo na pole position na conjuntura de hoje sabendo ele que a concorrência de Lindolfo é muito forte e poderá gerar o Podium dentro em breve.

