Enquanto o governador José Maranhão se encontra a partir de hoje com as principais lideranças do PMDB e de outros partidos aliados, a exemplo do PT, em Brasília, o grupo de Transição do governador eleito, Ricardo Coutinho, confirma primeira reunião nesta segunda-feira, em João Pessoa.
Maranhão não antecipa, por conseguinte nada fala, mas está em processo uma ampla articulação nacional para aproveitar o atual governante paraibano numa posição de destaque a partir da composição do novo Governo Federal.
Pelo que a Coluna levantou, o dirigente do PMDB paraibano tem aval da bancada federal majoritariamente (da atual e futura), bem como das principais lideranças pemedebistas em nível federal daí a manutenção de fortes entendimentos para fazer Maranhão seer aproveitado em cargo prestigiado no Governo Federal.
O foco da Transição
Já Ricardo Coutinho retoma nesta segunda-feira todo o processo de entendimentos e transição visando gerar subsídios máximos – dados, números, estatísticas e documentos – para as primeiras medidas antes mesmo de janeiro chegar.
Para isso espera contar a partir desta segunda-feira com a facilidade de acessos por parte do governo do Estado, tanto que o Grupo de Transição se reúne hoje para os primeiros alinhamentos.
Pelo que o Portal WSCOM apurou, as informações da Transição só serão repassadas pelo governador eleito ou, quando no máximo, pela área de Comunicação.
Umas & Outras
… O ex-governador Cássio Cunha Lima viaja nesta terça-feira para a Capital Federal onde vai retomar os contatos com a área jurídica visando encarar a votação do STF em breve sobre se concede ou não registro de candidato a senador – condição essa negada pelo Tribunal Regional e ratificada pelo TSE.
…O deputado federal Manoel Júnior tem se empenhado muito em assegurar prestigio e poder ao governador Maranhão. Depois eu conto direitinho. Tim-tim por tim-tim.
…Poucos sabem,mas o governador reeleito do Piaui, Wilson Martins, é amigo de longas datas do deputado federal e vice-governador eleito, Rômulo Gouveia.
…O Secretário Chefe da Casa Civil, Inaldo Leitão, comemorou aniversario em Brasília, na quinta-feira, com direito às presenças dos Ministros Alexandre Padilha e José Múcio, do TCU.
…Antes que esqueça: na quinta-feira, antes do domingo de votação de segundo turno, a Coluna teve acesso a uma pesquisa do PSB nacional, via Brasília, dando 14% de vantagem pró Ricardo.
…Ronaldinho Cunha Lima vai se submeter a cirurgia em São Paulo. Está tudo sob controle.
…O deputado estadual Lindolfo Pires está dedicado à missão de ser presidente da Assembléia Legislativa. O atual Ricardo Marcelo está no páreo com respaldo de diversos parlamentares.
…Por falar (escrever) em Ricardo Marcelo, ele está cuidando bem da crise no joelho para evitar cirurgia.
…A lepra está de volta, mesmo em tempo de cura da Haneaníase. Melhor dizendo: muita gente do futuro governo estadual tem tratado a outros, sobretudo nas áreas de Cultura e Comunicação, como se estivessem diante de Leprosos.
…E eis que a cena se repete para redundar em nada porque satisfazer ao chefe mandando os “não – engajados” à sarjeta ou ao Paredão já foi provado que não resolve e termina em mau cheiro.
…O sócio majoritário da Faculdade Mauricio de Nassau, paraibano de Santana dos Garrotes – José Janguiê, já adquiriu um helicoptero e um avião.
…O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, anda muito ocupado. Já não tem mais tempo para atender amigos das antigas. Nem pelo celular.
…O neo – Cult Cajazeirense Buda Lira está em alta. Mais do que isso, nas nuvens do prestigio cultural.
…Pelo celular, David Fernandes – Sub secretario de Cultura, confirma a realização da Bienal do Livro este mês, em João Pessoa.
…Beto Brito está com novo trabalho prontinho para lançar no inicio do próximo ano.
…Aliás, quem tem um belo trabalho gravado no seu estúdio, em João Pessoa, com Simone e Ney Montenegro é Renata Arruda. Precisa avançar, alcançar outros estágios para exibir a produção aqui e alhures.
…Almir Laureano nos informa que o Movimento da Paz ao lado de outras instituições entre elas a Maçonaria promove nesta semana mais uma série de debates sobre o enfrentamento da violência em evento programado para a UFPB.
ÚLTIMA
“Mas tudo passa/ tudo passará…”