Se havia alguma dúvida sobre como a cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores tem tratado a preferência na disputa para o governo da Paraíba, agora será preciso acatar como primeira premissa e sinal a presença em João Pessoa e Mamanguape nesta quarta-feira do presidente nacional José Eduardo Dutra fazendo campanha para os candidatos José Maranhão e Rodrigo Soares, governador e vice, respectivamente.
Dutra vai atrair ainda o senador eleito por Pernambuco, Humberto Costa, mas sua agenda principal será reafirmação a decisão partidária de apoio à reeleição de Maranhão.
É evidente, contudo, que Dutra sabe do desconforto existente na Paraíba em face do deputado federal Luiz Couto encabeçar uma dissidência, como em todas as recentes eleições passadas, de apoio ao candidato Ricardo Coutinho, do PSB.
Aliás, a dor-de-cabeça se mantém desde o primeiro turno quando muitas tentativas foram buscadas, mas sem êxito para encontrar a unidade interna no PT paraibano porque a pouca disposição de assim proceder, sobretudo de Luiz Couto, inviabilizou todas as opções oferecidas.
Seja como for, Dutra veio dizer à Paraiba que o partido do presidente Lula e da candidata Dilma têm um candidato preferencial, embora sabendo que a existência de uma outra opção da base aliada no mesmo processo de disputa acaba restringindo o apoiamento com bitolas e limites.
Agora, que apóia Maranhão, disso ninguém tem mais dúvidas.