A outra ‘contribuição’ de Luiz Couto

Mapeamento produzido por especialistas em pesquisa de opinião pública trouxe à baila nesta segunda-feira dados para análises conjunturais restritas evidenciando algo especial: Dizem os experts (alguns da Universidade Federal) que o deputado federal Luiz Couto foi um dos principais atores contribuinte para a realização de segundo turno na Paraíba em face de seus mais de 90 mil votos colados com Ricardo Coutinho.

Mas a novidade não está aí. Conforme estudos, a votação de Luiz coincide com a existência de volume de votos na Grande João Pessoa não em Dilma, como ele tanto defende, mas em Serra – eis a questão.

Luiz Couto mostrou que tem liderança, sobretudo vitaminado pelo núcleo mais próximo de Ricardo, mas nem por isso tem deixado de ser um extraordinário parlamentar de serviços prestados mas favorecendo sem querer a parte dos que critica, a exemplo do PSDB e de Serra.

Ora, se Cássio se credencia como o maior eleitor do Estado registrando mais de 1 milhão de votos (não computados) e Luiz Couto age casado com a candidatura de Ricardo – este tendo o PSDB na Vice -, logo, obviamente, passou a ser um ótimo aliado contra ele próprio.

Não quero aqui evidenciar outras nuances da conjuntura, mesmo levando em conta a história política de Ricardo, entretanto, basta ler com atenção as áreas votadas para Luiz Couto e logo se entenderá a realidade que termina atrapalhando a campanha da Dilma.

Não é a toa a importância do PSDB na conjuntura, tanto que Ricardo – eleitor de Dilma nem toca nisso no Guia Eleitoral – e agindo assim permite que sua imagem possa ser colada também com a candidatura de Serra, a exemplo dos adesivos já prontos para serem espalhados na próxima semana.

Sem tirar nem por, às vezes o sentimento forte, a falta de diálogo mais tolerante, de pragmatismo diante da birra pessoal ou de “fogo amigo” produz certos cenários difíceis de serem entendidos, se outro tipo de razão estivesse prevalecendo. O fato é que Dilma está em desvantagem em João Pessoa e Campina Grande.
Ora, se Cássio é o mais importante coordenador da campanha de Ricardo e está pedindo votos para Serra, logo não será novidade se se repetirem as vaias que Luiz sofreu no domingo em Guarabira.

Sem querer assumir o conceito sobre erros ou acertos esta é a realidade tão bem estudada, também, pelos meninos do bairro da Torre. Alguém ganha, mas alguém perde.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo