Quase uma semana depois da votação de primeiro turno nas eleições paraibanas para o Governo é fácil atestar um clima de euforia dos aliados do candidato Ricardo Coutinho, ao mesmo tempo em que a turma do candidato José Maranhão somente pôs ordem no processo interno de terça-feira para cá agora retomando a animação.
Visivelmente, também, a pancada no maranhismo pareceu muito forte daí ter demorado um pouco para encarar o novo desafio a frente porque ou vai as ruas ou perde por tamanho maior. Daí a necessidade do clima ser retomado.
Mas, a semana começou com Ricardo registrando onze adesões de prefeitos de pequenas cidades – onde exatamente ele perdeu para seu competidor, e neste sábado teve o anuncio oficial de apoio do prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon. É um fato político importante porque se trata do terceiro maior colégio eleitoral do estado.
A reação de Marcus era esperada desde a derrota de seu filho, Flaviano Quinto para deputado federal, cujo processo de crise com Maranhão e os candidatos ao senado, Vitalzinho e Wilson Santiago, já se registrava desde a fase anterior, tanto que eles já votaram em Cássio e Efraim.
Há quem jure ter ouvido na véspera da eleição carros de som reproduzindo a informação de que “Marcus Odilon e Quinto votam em Ricardo”, ou seja, a formalização de agora já estava em curso tanto que a vitoria acachapante esperada por Maranhão não aconteceu e acabou favorecendo o candidato do PSB.
Mesmo assim, o apoio de Marcus nesta fase é um senhor trunfo pro Ricardo.
Em síntese, o cenário levou Maranhão a correr contra o prejuízo agora anunciando encontro com prefeitos e lideranças municipais em Campina Grande, segunda-feira, buscando estancar a saída de prefeitos do seu agrupamento – algo que será decisivo, sobretudo no decorrer da próxima semana.
Seja com for, a semana começou mais animada para Ricardo.
Maranhão inova com a PEC 300
O encontro do governador Maranhão com representantes das diversas entidades representativas da Policia Militar e Corpo de Bombeiros garantindo equiparar os vencimentos do setor ao que é pago em Sergipe, uma das referencias de remuneração do Pais e a melhor do Nordeste, segundo lideres da categoria.
Aliás, Maranhão sai na frente enviando projeto-de-lei a Assembléia Legislativa mandando implantar o significado da PEC 300 na Paraíba, antecipando – se ao Congresso Nacional que ainda não votou a matéria.
A primeira pesquisa
Na Paraíba ainda não dispomos de novos e primeiros números de pesquisa para o Governo, mas em nivel nacional já há exposição de tendência pro Dilma Roussef com 48% contra 41% em favor de Serra.
No caso paraibano, o Ibope fez registro no Tribunal Eleitoral.
Manoel Jr: ‘a reação em campo’
O deputado federal Manoel Jr disse neste sábado que, passada a fase de acomodação, a campanha de Maranhão reconquistará o tamanho de quem disputa o Governo com chances.
– Havia, de inicio, um clima impactante que foi refeito com dedicação já motivando a militância, por isso não tenho dúvidas de que estamos em condições de consolidarmos a vitoria do governador no segundo turno – opinou.
Sem tratar de detalhes, ele previu ações de impacto em breve.
Cássio, animado com contatos
Já o coordenador da campanha de RC, Cássio Cunha Lima, disse por telefone à Coluna que “o nível dos contatos com diversos agentes políticos é animador porque cresce também a espontânea doação para a campanha”.
Última
“Bate com xaxado/ bate com pé rachado…”
