{arquivo}Outro dia acompanhando as coberturas jornalísticas da mídia nacional parei num ato em que o presidente Lula entregava novas melhorias ao Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina, quando um dos temas abordados foi a imperiosa necessidade do Brasil apostar mais, muito mais na educação de base, mas também e de forma especialna de terceiro grau – as universidades.
Chamou – me a atenção porque o sujeito que deu mais impulso às Universidades foi exatamente quem não tem diploma universitário, embora desfrute de muita sensibilidade política e intelectual para expandir ao Maximo a democratização do conhecimento como forma de criarmos nossa auto sustentação em bases distantes da mendicância.
Este contexto de visão e de compromisso me traz e remete no presente, ainda lembrando Lula, a um dos mais importantes paraibanos de todos os tempos, de nome Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, seguramente o Reitor que nos anos de 1970 enxergou como poucos a importância fundamental de se investir maciçamente na expansão da então Universidade Federal da Paraíba e, mais do que isso, na Ciência e na Tecnologia brasileira como um todo
Ai de Campina Grande se não fosse Lynaldo! A referência mundial que a UFPB e a UFCG retransmitem para o mundo – afora as Universidades Federais brasileiras de uma forma geral – só têm base real no presente porque um paraibano ousado, destemido e visionário semeou, plantou e hoje acompanha a colheita do saber. Não só como ex-reitor, nem como ex- presidente do CNPQ, mas também como membro das grandes instituições ligadas à pesquisa, ciência e tecnologia.
{arquivo}Pois bem, nesta quarta-feira à noite vamos ter a oportunidade especial de reverenciar o Mestre Lynaldo com o lançamento do Livro “Lynaldo Cavalcanti – Para além das palavras e dos Sonhos”, de autoria do professor Ivan Rocha Neto, dentro da programação do III ÉTICO – Encontro da Tecnologia da Informação e Comunicação nesta quarta-feira à noite, no auditório do SEBRAE quando ainda serão premiados os melhores trabalhos e autores da área de TIC de 2010 – um reconhecimento aos que produzem vanguarda a partir da Paraiba.
O livro revela a trajetória do pensador e realizador contumaz, destemido e simples na forma de ser, mas muito especial na visão de mundo e de contribuição à sociedade brasileira.
Todos, sem exceção, estão convidados a prestar com suas presenças esta justa homenagem ao paraibano de grande contribuição, cujos frutos do presente as Universidades e a Paraíba lhe devem muito.
QUEM É
Lynaldo Cavalcanti de Albuquerqueé engenheiro civil; foi presidente do CNPq (
PREMIAÇÃO
Também nesta noite a organização do ÉTICO Eestará promovendo a entrega do PRÊMIO ‘Prof. Lynaldo Cavalcanti” aos melhores trabalhos e personalidades da área de TIC do Estado, tanto vinculados às Universidades, Instituições de fomento, mercado de Hardwares / Softwares e de Propaganda como forma de reconhecimento à quem tem contribuído para o crescimento do segmento.
MAIS CONHECIMENTO À DISPOSIÇÃO
Amanhã, quinta-feira, durante a manhã e tarde, o ETICO estará dando sequência a 4 ótimas palestras sobre o futuro nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação com fácil acesso dos que querem se atualizar bastando se dirigir ao Auditório Máster do SEBRAE, no bairro dos Estados.
São palestras super interessantes sobre como se comportar diante das Rede Sociais, as novas tecnologias na área de Mídia e de outros setores. Eis, a seguir, a programação completa:
26 de agosto (quinta-feira)
8h30 – Palestra
Tema: Comunicação – Inovação, redes sociais, e tecnologia na era digital
Gil Giardelli – Coordenador do curso ‘Redes Sociais e Inovação Digital’ (ESPM – SP)
10h – Coffe Break
10h30 – Palestra Tema: Organizações Caórdicas – Habitats da Inovação
Ivan Rocha Neto – UCB e InTC
14h30 – PalestraTema: Tecnologia da Informação e Comunicação no Agronegócio
Laurentino Fernandes Batista – Ex-Diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)
16h – Coffe Break
16h30 – Palestra
Tema: Como gerar resultados em mídias sociais
Marcel Ayres – Diretor de Criação e Mídias Sociais da PaperCliq (BA)
ÚLTIMA
“Se alguém quiser fazer por mim/
que faça agora…”