Antes de chegar ao Horário Eleitoral de ontem à noite, onde Maranhão veiculou fala produzida na madrugada pela equipe de Dilma, em Brasília, com a posição do presidente Lula na disputa paraibana, se faz necessário entender o episódio da noite anterior, quando do debate da BAN/TV Clube com rescaldos e providências a se conhecer.
Antes, no programa do dia anterior, a coligação de Maranhão expôs trechos de reportagens da Rede Globo tratando da cassação do então governador Cássio seguidas de informes focando sérios problemas – segundo o Guia, encontrado pelo governador do PMDB com direito a imagens de cavalos num hospital do interior como que a reproduzir a condição de abandono.
Foi o suficiente para, quando dos bastidores do debate da TV Clube, Cássio ter repreendido o governador: ‘Você não me esquece mesmo, heim, Maranhão; mas saiba que tenho quarenta dias para responder e mostrar a verdade’, teria dito o ex-governador fitando Maranhão, que tratou a manifestação como agressão descabida.
Aliás, Maranhão coloca também no ral dos agressores o publicitário Duda Mendonça por ter feito insinuações durantes os intervalos do debate e se confrontado com militantes.
Bom, o fato é que duas ações fortes aconteceram nesta sexta-feira: a primeira, de maior impacto, foi a construçao na madrugada depois do affair no debate, de depoimento do presidente Lula afirmando ser amigo de Maranhão desde 1988 e, depois de alguns argumentos, pediu abertamente o voto para o governador e Dilma.
Um outro fato também se registrou: Cássio ocupou a maior parte do tempo do Guia para retrucar o programa anterior sobre a cassação rebatendo o governador nas acusações de descaso na saúde.
Mas, cá pra nós, a falta de Lula repercutiu muito mais porque na pratica o presidente assumiu o voto em Maranhão deixando o candidato de Oposição, Ricardo Coutinho, em segundo plano porque é presumível admitir que Lula não pedirá voto para dois n mesmo estado. O que precisamos entender é se RC tem prestigio para ter um depoimento do presidente e, em caso negativo, se ficará com Dilma.
O depoimento de Lula, na verdade, foi feito na madrugada quando Maranhão e o PT falaram das agressões sofridas por Cássio e Ricardo por isso achava que o presidente precisava assumir de vez com quem quer ficar. A gravação e veiculação disse, portanto, a opção do maior eleitor do Brasil.
O fato é que a partir de agora o clima vai esquentar com mais denuncias de descasos.
Seja como for, faltam as famosas propostas porque o eleitor também quer saber quais os projetos na direção de se futuro.
A repercussão com efeito negativo
ÚLTIMA
“Quando a cabeça não pensa/
é o corpo que padece…”