BRASILIA – A nova pesquisa da VOX Populis veiculada nesta terça-feira apontando a liderança da candidata Dilma Roussef com 45% sobre José Serra com 29% da preferência, mais do que ampliar a vantagem da ex-ministra da Casa Civil com 16 pontos de diferença projeta o que muitos já projetam: a vitória da candidata petista no primeiro turno.
Embora, em tese, o caso da Paraiba possa merecer tratamento como de um outro quadro eleitoral, mesmo assim levando em conta a tendência e projeção dos números das ultimas aferições dos institutos de pesquisas a disputa paraibana também está com sinais de definição no primeiro turno pro candidato Jose Maranhao.
Nos dois casos, há vários valores comuns e presentes mutuamente: 1) os dois adversários / candidatos de Oposição têm avaliação positiva de seus governos, entretanto, os nomes de Situação colocados ao exame do eleitorado também tem aprovação popular tamanha que os eleitores não querem mudanças.
2) o discurso acre e a composição partidária da Oposição atraindo a tentativa de desqualificação dos candidatos Dilma e Maranhão não surtem nenhum efeito porque, ainda por conta do requisito anterior, as pessoas se comportam satisfeitas com o nível de vida que têm tido nos últimos tempos.
Este cenário é tão forte e tão profundo, sobretudo em nível nacional, que a conjuntura política em torno do presidente Lula tem criado um clima de descrédito total de setores da Grande Mídia como se eles não tivessem mais importância na formação de opinião dos brasileiros.
Serra e Ricardo reagem, resistem, mas a cada dia que passa mais eles se aproximam da dura realidade de conviver com a solidão da derrota porque vivem a construção de projetos inadequados para o tempo presente em que a sociedade decidiu manter o ‘status quo’.
No mais, é discurso de quem não quer enxergar a realidade.