A caminhada / protesto da Oposição




A tarde de sol em João Pessoa anuncia mais uma atividade político – partidária nesta fase de campanha eleitoral puxada pelo candidato do PSB, Ricardo Coutinho, e Cássio Cunha Lima em defesa do que denominam luta pelo direito ao voto popular.

‘Deixem o povo votar’ – é o slogan da atividade da Oposição presumindo enquanto discurso o protesto contra as ações na Justiça visando impugnar as duas candidaturas de Ricardo e Cássio – algumas delas produzidas pela Coligação “Paraiba Unida”, liderada pelo governador e candidato à reeleição, José Maranhão.

Em tese, a alegação dos lideres oposicionistas surge como uma tática de buscar construir uma onda de indignação popular que, a rigor, até o presente momento não se vê manifestada amplamente por isso vale a pena ver o tamanho da mobilizaçao desta tarde.

Certamente que é presumível admitir comparecimento expressivo agora, resta saber se a mobilização ultrapassará o limite dos envolvidos na campanha por interesse e/ou compromissos já mantidos com a estrutura da Oposição. Se conseguir atingir esse objetivo certamente que estará alcançada a meta da atividade, pois do contrário será o cumprimento mero e simples de uma estratégia a mais no processo eleitoral vigente.

Trocando em miúdos, o principio da liberdade de escolha e voto precisa e haverá de prevalecer sempre num estado de direito pleno, portanto, também não será nunca exagerado admitir que há excesso de acusação sobre um hipotético clima de amordaçamento político inexistente.

Os processos em exame pela Justiça Eleitoral estão baseados em regras e como tal precisam ser respeitadas porque, do contrário, seria a anarquia pura e simples. Além do mais, os candidatos afetados por representações haverão de ter tempo e condições amplas de defesa, por isso não vivemos clima de exceção como dantes em fase passada de nossa história.

Em síntese, tudo vale à pena, mas precisamos separar o joio do trigo porque uma coisa é obediência à norma jurídica outra e o legitimo direito de manifestação e mobilização popular – tudo dentro do clima democrático de direito.

No mais, é aguardar e registrar o tamanho da importância que cada um dos lideres da Oposição tem no processo eleitoral da Paraíba, mas precisando respeitar a regra adotada para todos.

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo