Quando a atitude fala mais alto







Recém chegado de mais um périplo no Centro Sul, resta – me tão somente o acompanhamento dos fatos da aldeia como forma de proporcionar ao conjunto dos leitores uma reflexão sobre temas ou personagens presentes no nosso cotidiano social.

Nesta segunda-feira circulando em meio a áreas próximas do universo jurídico soube de decisão tomada pela desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti que me fez buscar aprofundar mais ainda o conhecimento do ato dela se afastar maximamente dos temas ou assuntos fora do universo judicial.

Dias atrás, a desembargadora recusou representar o Judiciário em atividade relacionada à sociedade como forma de precaver-se sobre qualquer que seja a natureza das causas sociais, porque resolveu restringir – se única e exclusivamente ao universo judicante quando instada a se pronunciar conforme a lei”, dizia em alto e bom som um veterano militante do Direito contestando a reclusão da magistrada. E acrescentou:

– Por ser estudiosa na matéria social em que o Judiciário passou a ser convocado a integrar movimento abrangente da sociedade ela deveria estar presente e dar sua valiosa contribuição, mas recusou – se para evitar qualquer tipo de exploração – continuou.

A reclusão da desembargadora, embora exagerada – como disse o Jurista, faz sentido neste tempo presente quando na condição também de Primeira Dama do Estado certamente que qualquer ato mal interpretado pode vir a ser explorado no campo da política partidária em face do governador José Maranhão estar em campanha para reeleição daí ser pertinente usar do adágio popular que diz: mas vale prevenir do que remediar.

No bairro da Torre, diante desta cena contemporânea, logo algum rapaz estudante de Direito diria: ‘Não basta a mulher de César ser honesta; ela também tem que aparentar ser honesta”.

Um Giro pelo Nordeste

A Coluna passa a partir desta data a trazer esporadicamente informações sobre as eleições nos demais estados do Nordeste como forma de subsidiar o Internauta / Leitor com uma panorama geral da região.

Eis o primeiro elenco de informações:

RN: candidatos que chamam a atenção

Clorofilha, Tocha, Chó, Homem das Agulhas, Pachola, Professor Sombra. Por incrível que pareça, esses são alguns dos candidatos que buscam vagas em Brasília, como deputado federal e também lutam por uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado.

Alguns buscaram apelidos de infância para utilizar como nome de campanha, outros se basearam na popularidade nos bairros ou no meio em que trabalham. Há também aqueles que criaram personagens como forma de protesto ou, somente para deixar o pleito mais irreverente.

O fato é que todos, com nomes engraçados, ou não, querem um chance para propor e aprovar leis para o Rio Grande do Norte.

Pernambuco:  Festa e farpas contra a oposição

A inauguração do comitê central da Frente Popular de Pernambuco, no Rosarinho, liderada pelo governador Eduardo Campos (PSB), teve clima de festa, mas essencialmente de recados e críticas à oposição.

O principal destinatário foi o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), antecessor e principal concorrente do socialista nestas eleições. Mais de uma vez, Eduardo fez comparações indiretas entre as duas gestões. Jarbas governou por dois mandatos (1999-2006).

Na crítica mais forte, disse que se foi “o tempo em que governador guiado por marqueteiro fugia de problema do dia a dia”.

CearáCorpo a corpo tem sido a prioridade

Candidatos ao Governo do Estado intensificaram a campanha eleitoral, no último fim de semana, procurando o contado direto com o eleitor. Locais de grande concentração de público, especialmente a Expocrato, no Município do Crato, foram os pontos preferidos da maioria dos candidatos.

Crato e Juazeiro do Norte, dentre outros municípios da Região do Cariri, receberam a visita da maioria dos candidatos ao Governo. Lúcio Alcântara (PR), Marcos Cals (PSDB), Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL) estiveram no Cariri. O governador Cid Gomes levou sua comitiva sábado e domingo para Ipu, Ipueiras, Tamboril, Ararendá, Umari e Icó. A candidata do PCB, Maria da Natividade, permaneceu em Fortaleza. 

No Piauí, Marina diz que brasileiro não merece ‘plebiscito da baixaria’

A senadora Marina Silva, candidata a presidente da República pelo PV, subiu o tom do dis-curso durante a visita ao Piauí. Ela disse que não é currículo que vai decidir o pleito, porque os pre-sidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), que apresentam currículo, fazem uma guerra de dossiês e baixaria.

“É um plebiscito da baixaria. O povo brasileiro não merece e nem precisa disso. Não vamos entrar nesse jogo de vale tudo para saber quem faz mais ataques. Não vamos fazer esse plebiscito. Queremos discutir propostas e idéias”, afirmou Marina Silva durante um encontro com militantes do Partido Verde no auditório Mestre Dezinho, no Centro de Artesanato, em Teresina.

Alagoas –  Receita impugna Heloisa Helena por sonegação fiscal

Repercute muito a decisão da Receita Federal de impugnar a candidatura de Heloisa Helena em Alagoas. O candidato a Senador da República pela coligação PTRT-PTN-PV, Idelfonso Rebouças Lacerda, fala sobre o caso e mostrou documentos que demonstram um desabafo contra a candidata a Senadora da república pelo PSOL, Heloisa Helena.

A Impugnação se deu por ter sonegado imposto de renda, rendimentos tributáveis recebidos na qualidade de deputada estadual, no total de R$ 337.350,00 (trezentos e trinta e sete mil e trezentos e cinquenta reais), onde foi condenada pelo Superior Tribunal de Justiça, sendo reconhecido o indevido aumento pratimonial. 

Sergipe: Deda realiza a primeira grande carreata de campanha

A Colina do bairro Santo Antônio, berço da cidade de Aracaju, foi o palco inicial, ontem, da primeira grande carreata organizada pela coligação ‘Para Sergipe Continuar Seguindo em Frente’, encabeçada pelo governador Marcelo Déda, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à reeleição, seu vice, Jackson Barreto (PMDB), e os candidatos ao senado Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC). Mais de oito mil veículos, entre militantes e pretendentes das chapas proporcionais  participaram do ato que percorreu diversos bairros.

Bahia: Visita de Serra anima aliados

Apesar das chuvas que caíram no Sul da Bahia, a presença do candidato à Presidência da República José Serra, no fim de semana, agradou aos aliados baianos. Desde a sexta-feira, toda a chapa majoritária liderada por Paulo Souto se deslocou para as cidades de Itabuna e Ilhéus para se encontrar com o tucano.

Nem mesmo o mau tempo os impediu de fazer o corpo a corpo que estava previsto na agenda dos candidatos.

 

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo