Um sonho do tamanho de Presidente




Pela primeira vez, desde quando me entendo de gente na esfera de jornalismo político, confesso que me surpreendi com a visita na WSCOM de um candidato à Assembléia Legislativa nas eleições deste ano. Chama – se Othon Gama, 23 anos, agora concluindo o curso de Direito e tomado de energia para fazer as novas gerações, sobretudo da Grande João Pessoa, se fazerem representadas no Legislativo. Lembro dele jogando basquete com Vinicius e Pablo, meus dois tesouros humanos.

 

Em meio a conversa movida a perguntas densas, algumas difíceis às quais quando não sabia – dizia que iria buscar as condições de dominar o assunto em breve -, chamou – me mesmo à atenção dois aspectos: o primeiro deles, como e por que optou pela Política e, segundo, pelo alvo que gerou no seu juízo de brasileiro sonhador: quer um dia ser Presidente da República.

Antes de mais nada, não partamos para o juízo de valor apressado querendo rotular o jovem líder político na vala dos inconseqüentes.

Othon Gama sabe e enumera tantos estágios e dificuldades à frente, mesmo assim diz que está se preparando para alcançar seu maior dos objetivos, primeiro passando pela Assembléia sem deixar de se aperfeiçoar no estudo.

Para quem não sabe, o candidato à Assembléia assumiu o foco na Política quando, ainda com oito anos de idade, estava ao lado de sua mãe numa padaria e se deparou com meninos pedindo esmola. A pergunta imediata feita à mãe foi fundamental: “A senhora está dando pão, mortadela para resolver a fome deles, mas quem é que tem mais responsabilidade para resolver esses problemas”.

Como resposta, ouviu: “Isso é papel da sociedade mas, mais ainda, dos Políticos”. A resposta veio na bucha: “Então, mãe, daqui em diante vou trabalhar e me preparar para ser um Político porque quero contribuir com a melhoria dessas crianças”.

De lá para cá, Othon já disputou Grêmio Literário do Pio X, perdeu a primeira, a segunda, na terceira foi Presidente e com a idade da juventude resolveu o deficit de R$ 12 mil deixado pela diretoria anterior até ser presidente de ONGs, líder universitário e voluntário em lutas sociais por iniciativa própria.

Filho de classe média alta, ele não se furta a discutir qualquer que seja o assunto: regime de governo, ideologia, ética na política, programas sociais, prioridade partidária, etc., usando da sinceridade com que disserta suas teses com energia envolvente, da mesma forma que admitindo a necessidade de melhor se preparar para discutir algum assunto mais complexo.

É este jovem idealista que chegou dia 5 ao registro de sua candidatura a deputado estadual motivado do sonho e desejo (que é outra coisa) de contribuir com políticas públicas para construir a inclusão social de forma ampla sem desgrudar o olhar em João Pessoa, sua terra natal, para onde dirige maior parte do seu tempo e ações sociais.

O jovem que me deparei nesta sexta-feira é dos que a Paraiba precisa porque está movido de Ética e de esperança para enfrentar a dor e saber superá-la com a utopia comum dos jovens desejosos de construir uma sociedade mais justa e igualitária sem distinção de raça nem de classe social.

Fui tocado pelos ideais do Jovem Othon Gama que, tomara, não se desvirtue nunca e possa, quem sabe, ser o Presidente do País de seus sonhos ou até mesmo da nação brasileira.

Se depender de sua juventude usinática ainda vai muito longe.

 

Ricardo Coutinho assume Efraim




 

A campanha ao Governo liderada pelo candidato Ricardo Coutinho retomou nesta sexta-feira as atividades reunindo ainda o senador Efraim Morais para almoço debate na ASPLAN, quando os plantadores de cana disseram estar preparando carta com as reivindicações do setor. O ex-governador Cássio Cunha Lima não compareceu pois está em São Paulo.

 

No encontro, Ricardo Coutinho ouviu uma abordagem conjuntural por parte do segmento na Paraiba buscando ver suas sugestões incorporadas no plano de governo.

 

O candidato saiu do encontro dizendo-se animado com o dialogo neste segmento, enquanto Efraim valou do envolvimento maior com a campanha.

 

No período da tarde, os candidatos ao Governo e Senado viajaram de avião de João Pessoa até Patos onde de lá têm compromisso com a meta de Santana de Mãe Dágua.

 

Efraim disse que a campanha está retomando com a força máxima dele, do PSB e do PSDB, embora Cássio estivesse fora pois foi a São Paulo tratar de questões particulares.

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo