Os números do Rio Grande do Norte




NATAL – Juro que prestei a atenção em alguns números que o governador Iberê, do vizinho Rio Grande do Norte, fez ontem na abertura do 5º NORDESTE Invest – o mais importante evento de negócios sobre investimentos imobiliários, hoteleiros e da construção civil.

 

Disse ele: dados estatísticos dos organismos de turismo apontam que ano passado o Estado chegou a mais de 2,3 milhões de turistas levando em conta o ano anterior ter sido de 1,4 milhão turistas gerando divisas na ordem de U$ 25 milhões.

 

A presença do turista estrangeiro em Natal é visível a olhos nus. Ontem mesmo, antes de nos dirigir ao Centro de Convenções, puder ver grupos de brancos europeus, vermelhos que nem caju, andando pelas ruas e ladeiras de Ponta Negra.

 

Os números do governador chamaram a atenção, mas não vi nenhuma menção às políticas de boas práticas para estancar e impedir o turismo sexual no Estado tão difundido entre branquelos europeus, que só pensam naquilo.

 

Tratar de ambiência sobre investimentos indispensavelmente precisa – se também reforçar princípios não só de segurança jurídica aos grandes negócios, mas também de zelo ambiental porque não vale a degradação em nome do capital selvagem nem muito menos inserir nossas moças inocentes na prática de um turismo nojento, como é o sexual.

 

Os dados do Rio Grande invariavelmente me levam à Paraiba, a partir de João Pessoa como ambiente bem referenciado fora do Estado, mas já começando a ter de se preocupar com temas como os agora abordados porque as cenas noturnas na calçada de Manaira nos introduz a esse tal turismo sexual danoso, portanto, Ministério Publico, governos e sociedade organizada precisam avaliar e por em prática uma forma eficaz de nos excluir desse contexto danoso.

 

Seja como for, o caminho é de encarar o turismo e os investimentos externos com ênfase negocial mas com cautelas porque nem todos os recursos externos são de boa índole.

 

Desempenho da Paraiba

 

Maldita briga política que impede ações conjuntas de Governo e Prefeitura! Mas, de qualquer forma o stand do Governo da Paraiba sinaliza presença importante numa feira de altos negócios onde pude testemunhar o desempenho do Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Tavares, cumprindo papel importante.

 

Numa só noite, diversos investidores puderam transitar pelo stand paraibano que, desta feita, deu destaque a uma área no litoral sul atraindo capital angolano.

 

Pelo que vi muito provavelmente o projeto Cabo Branco (ex-Costa do Sol) deve atrair fortes investidores. Um deles é o Vila Galé, de Jorge Rebelo, grande empresário português que apresentei a Diego tabulando entendimentos de futuro.

 

Umas & Outras

 

…A atitude do presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Marcelo, ao lado da Mesa Diretora de se reunir com o governador José Maranhão, ontem, aponta para o caminho do entendimento entre os poderes.

 

…Quando da fase de Artur Cunha Lima era impossível isso acontecer.

…É preciso avançar mais, quando se tratar de interesse público.

 

…Ruy Carneiro decidiu seguir o voto do chefe, Cícero Lucena, e vai votar nulo para o Governo.

 

…Cá pra nós: no silêncio do momento do voto, será que Cícero vai mesmo anular o voto?

 

…Seu irmão, Paulo, já disse que vota em Maranhão.

 

…Já Ricardo Coutinho começa a revelar apoios de prefeitos tucanos. Normal.

 

…Satisfação em rever, ontem, o governador Iberê já recuperado de tumor no pulmão, que o levou à cirurgia. Ele é candidato a governador do Estado; a reeleição. Por aqui a favorita é a senadora Rozalba Ciarlini, mas a deputada federal Fátima Bezerra me disse que projeta segundo turno no estado.

 

…O Rio Grande do Norte é um dos poucos estados onde o DEM disputa com chances um governo do estado.

… Na sequência vou falar sobre uma conversa com o Secretário de Planejamento, Osmar Cartaxo.

 

ULTIMA

 

“Se eu disser que é meio sabido/

Você diz que é meio pior…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo