Como e quando o PT vai resolver seu impasse?

A rigor não há propriamente uma crise instalada, mas o Partido dos Trabalhadores precisa acelerar a construção final para o impasse criado pelo próprio PT quando, depois de aprovar o apoio à reeleição do governador Jose Maranhão com Luciano Cartaxo na vice, resolveu no mesmo dia recuar “de cima para baixo” enfraquecendo a performance do atual vice-governador.

Ora, se o encontro estadual havia reiterado o apoio a Luciano, em tese tudo estava resolvido, mas infelizmente para as pretensões do vice-governador não está.

Se esta é a realidade, então procuremos entender o que pode ou está por trás desse contexto:

1) Lula e o PT nacional consideram fundamental ter um nome forte do partido na chapa de Maranhão, mas no Senado e não na vice para reparar a fragilidade enfrentada pelo presidente nessa instância do Congresso;
2) Luiz Couto é (ou foi) o nome definido para essa condição, mas cada vez mais essa hipótese se inviabiliza porque o parlamentar não quer ficar com Maranhão e o PT paraibano, majoritariamente, tapa o nariz para essa opção;
3) Diante da conjuntura, Maranhão aceita a indicação do PT, entretanto, trabalha para que seja um nome com mais densidade eleitoral porque Luciano, embora tenha respaldo e o governador tenha muito apreço, ele não dispõe de votos no tamanho buscado pelo governador:
4) Na realidade atual do PT, tirando Luiz Couto, o nome com mais ascensão interna no partido na Paraiba é o de Rodrigo Soares, portanto, começa a crescer essa fagulha porque até ajudaria a Luciano ser federal.

O fato é que o PT nacional quer uma vaga no Senado e vai jogar duro nessa direção, enquanto Maranhão aguarda a decisão e um nome de força eleitoral – algo que não pode passar de junho, prazo fatal da indicação diante de dois adversários fortes no Senado, Cássio e Efraim Morais.

Como dizem os meninos poliglotas do bairro da Torre, “this is the question” – esta é a questão.
.
OAB precisa reparar desprestigio

O presidente da seccional Paraíba da OAB, Odon Bezerra, anuncia encontro com os candidatos ao Quinto Constitucional no inicio da próxima semana visando retomar o processo eleitoral, legitimo e democrático, para a escolha da Lista Sêxtupla a ser enviada ao Tribunal de Justiça que, por sua vez, produz a Lista Tríplice até o pronunciamento do governador indicando o novo desembargador do estado.

É certo que o modelo de substituição por juízes do Judiciário mantém a prerrogativa de ocupação de espaço, mas é injustificável que há cinco anos a categoria dos advogados não tenha estado com seu representante legitimo no cargo de desembargador.

A OAB, como entidade zelosa, precisa reparar essa condição injustificável portanto não pode mais perder tempo – mesmo quando obedecendo as normas norteadoras do certame – e acelerar o processo.

Agora é transferir para o conjunto dos advogados para sua escolha soberana.

Umas & Outras

…Impressiona a vitalidade do governador Maranhão. Tem agenda nos vários níveis (administrativo e político) sem desgrudar da presença nos principais eventos do interior do Estado.

…Pelo interior também Ricardo tem sido visto com Cássio e Efraim.

… O advogado Alexandre Aguiar joga todas as cartadas possíveis para se efetivar como presidente nacional da CONAB. Tem um concorrente de peso, que é um ex-auxiliar de José Alencar. Mas se depender da garra do torrelandense, ele chega lá.

…O advogado Roosevelt Vita, também Secretário Chefe da Controladoria do Estado, anda com um vasto dossiê que ainda vai tirar o sono de Ricardo Coutinho. A propósito, Vita é um demolidor das teses da Oposição.

…O superintendente do SEBRAE, Julio Rafael, tem levado o sistema de microempresa a atrair para a formalidade muita gente envolvida na atividade individual de negócios. A presença de técnicos no Ponto de Cem Réis nestes últimos dias gerou resultado impressionante. Júlio tem futuro.

…José Magliano anda muito animado com sua pré-candidatura a deputado federal.

…Ricardo Barbosa tem freqüentado um apartamento famoso de Manaira. Este é o flagra do momento.

…Justiça seja feita: a advogado Magda Maranhão, concursada do Ministério do Trabalho, tem promovido ações de relevância para impedir a exploração da Mao-de-obra no universo da construção civil depois do ‘boom’ que a cidade de João Pessoa enfrenta no setor. Competência e compromisso com a cidadania dá nisso.

…A jornalista e líder Sônia Lima anda tomada de contentamento com o novo CD do grupo baiano ‘Adão Negro’. Particularmente compartilho do mesmo entusiasmo pela qualidade extraordinária dos sucessores de Edson Gomes. Dado Belo sabe disso.

…A propósito de novo CD, não me canso de afirmar: Dida Fialho produziu em estúdio local o melhor trabalho dos últimos tempos na Paraíba. Com todo o respeito aos demais grandes artistas paraibanos residentes na aldeia.

ULTIMA

“Porque sou forte e deixo marcas pelo chão/
Eu sou forte/ pele negra do amor…”
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo