Lindberg: rumo ao Palácio e outros babados

BRUXELAS – Mesmo longe, geograficamente, confesso não conseguir me desligar dos assuntos de nosso Brasil querido, de nossa Paraíba velha de Guerra e dos guerreiros que estão conduzindo consigo a chama atenta e futurista de nosso Pais e Estado. É o que se deduz diante de um fato extraordinário advindo da vitória de Lindberg Farias como candidato ao Senado pelo PT do Rio de Janeiro neste domingo de muito frio (8 graus).

Tudo bem, acho até compreensível alguém imaginar que o titulo da Coluna tem caráter ufanista, embora esta não seja absolutamente a intenção. Falta muito, estradas demais pela frente, mas a vitoria sobre Benedita da Silva neste domingo é mais um degrau que Lindberg constrói rumo à Presidência da República – estou falando (escrevendo) sério.

Para chegar a este estágio de conseguir a vaga de Senado desbancando a figura carismática da Benedita tinha (e tem) de ter carisma igual ou maior porque ninguém se estabelece num estado altamente politizado, como é o Rio de Janeiro, se não for pelo convencimento e postura ascendente.

É isto o que Lindberg tem: futuro, sabe se postar até quando cedeu a candidatura ao Governo do Rio para compatibilizar interesses maiores do projeto Lula – mesmo quando precisou rasgar tanto do discurso que disse de Sergio Cabral –, mas foi recuando que ele conseguiu avançar no Rio adiando para 2014 a possibilidade concreta de ser candidato e, esta é a meta – ser governador do enigmático, charmoso e importante estado da federação brasileira.

Com idade a seu favor – é um menino se comparado às feras de agora – vai precisar vencer a disputa para o Senado, algo possível, desempenhar de forma distinta o mandato de senador, abrigar mais apoios, ser governador do Rio de Janeiro para pensar em disputar com Aécio Neves, Eduardo Campos, Cid Gomes, José Fogaça, ACM Neto, etc a futura disputa de presidente da Republica.

Seja como for, vamos por etapa, sair vitorioso com os números acachapantes (eleitoralmente) sobre a Benedita é sinal de que o filho do imortal Lindberg (médico ideológico e decente, in memorian) e de Ana Farias está avançando por etapa os degraus do que um dia pareceu coisa de comunista besta, depois empunhando as lutas da juventude até chegar a ser o que é: promessa do Rio e do Brasil com o carimbo de Paraíba.

E cá pra nós: dos paraibanos que conhecemos dentro e fora do Estado, é o único com reais chances de sentar na cadeira que um dia Epitácio Pessoa, outro paraibano, conseguiu no posto chegar. Só que vai ter que penar, suar muito e botar pra fora o conjunto de idéias e historia ainda em formaçao.

Umas & Outras

…O anúncio nesta segunda-feira de apoio do PC do B ao projeto de reeleição precisa ser levado em conta pela simbologia do que representa. Esta atitude, de tamanho eleitoral pequeno, endireita a candidatura de Ricardo, que sempre agiu à esquerda.

…Por falar (escrever) em Ricardo ainda repercute a entrevista que ele concedeu ao multimídia Eraldo Nóbrega na TV Máster, inclusive falando de suas opções políticas e partidárias do momento.

…Ele disse textualmente que se não ficasse com o DEM o partido iria se aliar a Maranhão. Tem sentido, mas foi ele (Ricardo) quem consolidou a opção.

…A última pesquisa Datafolha animou a Oposição.

…Palavras de Julio Rafael: o PTB no final do processo vai ficar com Ricardo Coutinho. Vamos ver.

…O governo Luciano Agra será de gestão fiel aos princípios do que Ricardo Coutinho construiu, mas não será do tipo ‘maria vai com as outras’, ou seja terá personalidade.

…Depois de passar pelo Oriente Médio, parte da Ásia e estar na Europa nos últimos dias de conversações sobre o Nordeste – claro que tendo a Revista como âncora – me espanta e entristece atestar que o noticiário do Brasil nesses continentes inexiste, mesmo com a Globo sendo o que é.

…Em nenhum dos hotéis em que me hospedei – e olhe que tenho estado em bandeiras importantes – não deu para ver absolutamente nada do noticiário brasileiro. So em Portugal vi a retransmissão de novelas.

…A propósito, na Europa fervem e sopram ventos de privatização, inclusive de canais de TV como a RTP ( a estatal de Portugal). Podem anotar: tem empresa angolana querendo assumir o controle.

…E se a moda pega no Brasil?

…Ainda sobre a RTP : fomos procurados pela direção da empresa portuguesa do Brasil para entendimentos com a Revista NORDESTE. Topado na hora.

…Estamos em Bruxelas para reuniões com os Ministros responsáveis pela missão empresarial dos investidores da Bélgica ao Brasil em maio próximo. No decorrer da próxima edição da Revista e no Portal WSCOM tudo isso virá à tona.

…Quem está em João Pessoa é o empresário Lafaiete Coutinho.

…Palavras do Ministro Alexandre Padilha sobre a NORDESTE: “tem nível nacional e é extraordinária”. É o que têm dito empresários europeus. Assim aumenta muito a responsabilidade.

Última

“Quando vim do sertão/ seu moço/ no meu bodocó/
A maleta era o saco/ e o cadeado era um nó…”

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo