SALVADOR – Via e-mail recebo e registro nesta sexta-feira pedido de resposta a uma Coluna anterior em que, examinando os últimos atos do deputado federal Luiz Couto abordei com dados concretos a insistência do parlamentar de não querer reconhecer o resultado das urnas em que perdeu para o ascendente líder Rodrigo Soares assinada pelo Secretário Estadual de Organização, Dr. Jackson Macedo. Não precisava da formalização ele sabe disso mas ultimamente sua brabeza, num sei pra qu,e o fez mudar de humor e postura.
Ele pego duro comigo sem que vá dialogar com ele nesses termos porque ainda remonto a sua imagem quando sabia conviver com a democracia de forma serena.
Mas, independentemente de conceitos, vamos ao e-mail do Secretário do PT:
Caro Walter Santos,
Em resposta a sua coluna vinculada ao Portal WSCOM, do dia 02 de Dezembro último, intitulada Luiz Couto Assume a Contramão, peço licença para responder suas críticas contra a pessoa do Dep. Federal, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e Presidente do PT da Paraíba Luiz Couto, que no meu entender são descabidas e raivosas, entrando inclusive na esfera pessoal.
Em primeiro lugar, Luiz Couto tem coerência e sempre defendeu e defende não posições pessoais, mas sim de grupo e de apoiadores mais próximos. Não acredito que denunciar desvios por parte dos seus adversários nas eleições internas do PT seja perder o senso democrático nem o sentimento de humildade que sempre acompanharam Luiz. É sua obrigação, seja dentro ou fora do partido, doa em quem doer.
Por outro lado, você defende a lisura do pleito, mas acusa Luiz Couto de ter sido beneficiado da mesma forma que o deputado Rodrigo Soares, o que negamos com convicção. Esclareço que a nossa votação (quase metade dos votantes no processo) veio da parte de militantes honrados e dignos que só engrandecem nossa luta e caminhada.
Para sua informação, Luiz continua firme na dedicação e luta em defesa dos Direitos Humanos e dos processos democráticos. No entanto, não podemos aceitar que quem quer que seja tente calar sua voz ou interromper sua caminha de lutas junto aos menos favorecidos e em defesa da democracia.
Agora, respondo por Luiz Couto, às suas críticas de que ele possui uma vaidade exacerbada e que virou ranzinza por mero capricho. A sua vocação, sua história e sua ética não permitem que lhe faça uso desse expediente. Por isso, ao invés de tentar desgastar a sua imagem perante a sociedade, você (como Jornalista) deveria lutar para que os meios de comunicação da Paraíba (e seus operadores) não entrassem no jogo midiático e econômico imposto por aqueles que manipulam a informação.
Solicito publicação integral do texto, Saudações Democráticas; Jackson Macêdo, Secretário Estadual de Organização do PT PB
A essência da cegueira
Tenho muito respeito por Jackson Macedo, mas gosto mesmo é quando ele não insiste em que sejamos idiotas e não vejamos as coisas. A foto (acima) que ilustra seu comentário não precisaria de mais texto porque confirma o uso político (legitimo) da administração Ricardo Coutinho na busca de eleger o candidato de Luiz Couto na eleição de domingo, em segundo turno, na cidade de João Pessoa. A ascensão de Nelson Lira tirando o combativo Jorge Camilo serviu exclusivamente para reforçar a candidatura de Antonio Barbosa na reta final da disputa.
Se isto não for interferência política, que danado chamaremos tudo isso!
Volto a insistir: Luiz Couto não pode reclamar das ações do governo do estado porque o da capital tem sido utilizado da mesma forma, embora com tamanhos diferentes.
Quanto ao seu futuro e sua escolha pessoal nessa eu não entro porque se trata de decisão particular, mesmo estando na contramão (repito) do PT nacional e da banda majoritária estadual.
O resto, meu caro Jackson,vamos acabar de amuos e incoerências porque tudo passa, tudo passará.
