Antes da nova cidade portuária?

RECIFE – Cada vez mais que me envolvo em algum debate, conversa ou até mesmo troca de informações com essa gente guerreira de Pernambuco, comumente retorno à minha aldeia convicto de que nossa cultura tabajara de pouco diálogo entre nós tem atrapalhado enormemente a construção de um futuro com perspectiva de políticas continuadas – seja quem for o condutor do nosso amanhã.

Durante toda a manhã e parte da tarde, estivemos num ambiente de projeções e análises sobre o Mundo, o Brasil e o Nordeste no prédio JCPM, no final de Boa Viagem, sempre a bater no meu quengo a mesma cantilena: enfim, quando vamos somar forças minimamente, mesmo entendendo a existência de diferenças entre nossos lideres, como tem em Pernambuco mas registrando por aqui uma forma de tratar os conflitos pessoais de forma bem melhor resolvida.

Lembro, por exemplo, a relação do governador Eduardo Campos – adversário de Jarbas Vasconcelos, mas que costuma ir à festa de Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, onde todos se encontram numa condição essa que faz Pernambuco ser diferente até na contextualização de relacionamentos somente no campo social.

Por isso, não perco a esperança de ver culturas e realidades assim serem minimamente mantida entre as pessoas de nossa aldeia. Podemos divergir, que é uma coisa, mas odiar e querer sempre o mal do outro não é cultura producente.

Tudo bem, alguns até podem chamar isso de delírio, mas não é não: juro que ainda espero ver cada um na sua, mas se respeitando em nome de valores acima de nosso ódio, vizinho do amor pátrio e solidário, mais importante.

O projeto mais novo do governador

Mas, como diz o titulo/manchete acima, soube com muito espanto positivo que o governador Maranhão está disposto a investir todas as fichas possíveis na implantação de novo Complexo Portuário saindo do calado de Cabedelo para admitir uma outra estrutura do outro lado, lá por Costinha/Lucena superdimensionando uma área de referência geográfica mas que, em isso acontecendo, passaria a ser outra grande cidade da Paraíba.

Não sei se exorbitei no que ouvi por telefone, mas a impressão é de espanto positivo (repito) diante de um processo capaz de dar novo impulso a uma nova infraestrutura portuária, consequentemente, podendo inserir a Paraíba dentro de um contexto muito além dos limites impostos na atual conjuntura não só pelo calado do Porto de Cabedelo – que manteria seu papel histórico e ganharia um reforço adicional impactante.

Vamos nos inteirar mais do assunto, entretanto, essa possibilidade demonstra que o governador Maranhão anda mesmo determinado a inovar nos investimentos.

Na China

O senador Cícero Lucena continua expandindo os diálogos com as terras de Mao. A agenda internacional iniciada no inicio desta semana acabou implodindo a expectativa de anúncio de decisão do ex-governador sobre a conjuntura de 2010.

Cícero volta das Marulhas da China na próxima segunda-feira com mesma posição e serenidade de quem não cederá.

Os bastidores do PT da capital

O presidente do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa, advogado Anselmo Castilho, afirmou nesta quarta-feira em entrevista ao WSCOM, que há previsão de saída do petista Jorge Camilo da Câmara Municipal para permitir a ascensão de Nelson Lira, entretanto, observou que até o presente momento o partido não foi consultado pelo prefeito Ricardo Coutinho sobre a alteração.

– Estamos sabendo da operação porque o próprio secretário da Transparência, Antonio Barbosa, me confirmou que o assunto já está resolvido entre os nomes citados, contudo, como instância partidária o PT não foi consultado – afirmou Anselmo.

Ele observou que não existe veto, entretanto, considera que o encaminhamento precisa passar pelo PT.

Sobre a eleição de domingo

Anselmo considerou a disputa no diretório deJoao Pessoa como muito acirrado, mesmo assim previu a vitória do candidato Fernando Lopes por uma pequena margem.

– A impressão é de que a movimentação de Antonio Barbosa aparenta estar maior, entretanto, os vários fatores em torno da disputa permite projetar a vitória apertada de Fernando Lopes – completou.

Outra opinião

O deputado federal Luiz Couto discorda dessa avaliação e projeta a vitória do seu candidato Antonio Barbosa.

Última

“Sem amor/ eu nada seria…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo