Em meio ao movimento grevista dos delegados e agentes da Policia Civil da Paraíba justo, por sinal, mas já em condições de encerrar diante das novas condições asseguradas pelo Governo -, o bairro de Santo Amaro, em Recife, acaba de dar um belo exemplo de como encarar e resolver o grave problema da violência.
Como tenho estado acompanhando fatos e bastidores nos 9 estados do Nordeste, sempre comparo temas e/ou assuntos existentes para quem sabe um dia nossa Paraiba Velha de Guerra tome o mesmo rumo de solução em questões especiais, como se dá no quesito segurança.
Pois bem, o governador Eduardo Campos conseguiu um feito extraordinário com direito a comemoração no sábado: simplesmente a consolidação da política de presença comunitária da Policia Militar em Santa Amaro, simplesmente reduziu o indice de violência em 75%.
Para quem não sabe, o bairro do imortal líder do Mangue Beat, sempre foi campeão de crimes em Pernambuco. Guardadas as proporções, é nosso Bairro de São José, onde o tráfico de drogas se transformou em grave problema.
Com a instituição deste novo modelo de relacionamento entre policiais e a comunidade construída com metodologia participativa da própria sociedade envolvida com os problemas, o que se atestou foi a redução drástica dos números dos homicídios, latrocínios e roubos.
Trocando em miúdos, bem que o Secretário de Segurança, Gustavo Gominho policial de formação reconhecida possa estabelecer meios de implantação de algo parecido em nosso estado, a partir de João Pessoa, Campina Grande e as médias cidades, onde o problema agoniza.
Duplicação da BR; outro assunto em pauta
Soube de fonte segura que as policiais federal, militar e civil dos estados da Paraiba e Pernambuco andam se reunindo com freqüência para elaborar uma ação conjunta visando conter os desdobramentos da duplicação da BR 101 em João Pessoa, sobretudo.
Já era tempo.
Última
Onde houver trevas/ que eu leve a luz…