Os entendidos em politica no Estado acordaram nesta quinta-feira com uma reação senão majoritária totalmente, mas com forte tendência dos comentários. Diziam assim: com três candidaturas e Cássio apoiando Cícero Lucena quem sai perdendo é Ricardo Coutinho porque Jose Maranhão se mantém com mesmo patamar e ate atraindo aliados da oposição.
Se a atividade política fosse exclusivamente uma conta de matemática certamente que a tese acima teria sentido, embora os muitos exemplos dos últimos tempos tendem a refletir melhor o cenário abrigando outras teses diferentes do raciocínio lógico.
Primeiro, precisamos entender a preferência popular, a estrutura partidária, o envolvimento real da estrutura e o histórico/discurso que cada um vai usar durante o debate em 2010.
Tratemos um a um dos cenários: 1) preferência popular nesse quesito se forem verdadeiras as ultimas aferições (vide Consult) Ricardo e Maranhão estão com empate técnico com vantagem para o prefeito tendo Cicero na terceira colocação.
2) estrutura partidária pensando bem nesse componente, o PMDB é o mais ampliado seguido do PSDB, depois PSB, PT PTB, etc. Nesse aspecto a composição ajuda o atual governador; Observemos que o PT, do presidente Lula, precisa ser levado em conta;
3) Na questão do envolvimento político partidário é provável admitir que nem todos as bases nos seus lugares podem seguir a risca suas lideranças a partir da Capital. Neste caso, observemos a atuação dos militantes nos municípios porque mesmo Cícero estando construindo esse apoio incondicional será necessário entender se na pratica isso vai funcionar. Por uma razão simples: se não empolgar politicamente sobrará na curva;
4) a essência / discurso que cada um vai usar. Desse componente dependerá também outros fatores de persuasão dos eleitores porque certamente a vida pregressa de cada um deles vai estar exposta da mesma forma que a coerência e o histórico;
Se tudo isso fosse pouco ainda tem a influencia de Lula, dos presidenciáveis e da sociedade organizada este ultima silenciosa e fatal no engajamento da disputa na retal final porque equivale à militância que partidos com o PT não conseguem mobilizar mais.
Esta é a equação central, mesmo dependendo de outros aspectos que o cotidiano de agora em diante ditará.
O resultado da pesquisa
Em sendo verdade os números apontados pela recente pesquisa da Consult, é recomendável levar em conta o senador Efraim Morais e os deputados federais Luiz Couto e Wilson Santiago.
Cássio se mantém na primeira preferência.
Última
Bem que se quis/
Depois de tudo ainda ser feliz…