Nos últimos meses, em todos os lugares de debate econômico e político por onde andei todas as Capitais do Nordeste, Brasília, São Paulo, etc de ponta a ponta o que mais ouvi em termos de expectativa futura para o Brasil com repercussão no Nordeste foi o documento elaborado pelo Ministro Mangabeira Unger.
De gente especializada, como Delfim Netto, Tânia Barcelar, Cláudio Marinho, José Dirceu, etc, até mesmo nas Universidades, o moído era um só: depois de Celso Furtado era Mangabeira Unger quem produziu o mais consistente documento apontando estratégias concretas ao desenvolvimento do Nordeste com trato social diferenciado gerando inclusão dos que ainda se mantêm à margem da vida digna.
Pois bem, a reunião da Sudene nesta sexta-feira, tanto quanto o Encontro dos Governadores estará desfalcado do mentor da nova Proposta, mesmo com a presença confirmada do atual Ministro Daniel Vargas, substituto de Unger.
Na prática, a saída de Mangabeira gerou um sentimento de fosso, distância entre as pretensões dos governos e das instituições de fomento ao conhecimento comprometidos com o esforço do ex-ministro, mas agora sem ter a quem apelar no mesmo nível da expectativa de antes.
Em síntese, o presidente com maior índice de investimentos no Nordeste vai precisar suar muito para ter alguém ou o mesmo projeto em dimensão de apontar a solução de muitos dos nossos problemas.
O tamanho do Encontro I
O encontro dos governadores na próxima sexta-feira, 10,
na mesma data da reunião da Sudene contará com a presença de quatro ministros de estado, dos presidentes do Banco do Brasil e da Funasa, segundo informações repassadas por Fonte da Presidência da República ao WSCOM Online, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só virá à Paraíba dia 17 de julho, cuja agenda está confirmada.
Em contato com o Portal, Fonte palaciana informou que os ministros do Turismo, Luiz Barreto, da Justiça, Tarso Genro e dos Esportes, Orlando Silva, além de Daniel Vargas, da Secretaria de Estratégias substituto de Mangabeira Unger também já estão com pautas confirmadas na reunião dos governadores.
O tamanho do encontro I I
Acrescentou em outro momento que a Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, não vai estar na Paraíba como ventilado, pois está agendada para compromisso em Teresina nesta quinta-feira.
Ainda no telefonema para o Portal, foi informado ainda que a Presidência da República está agendando a vinda de Lula dia 17, embora a pauta ainda esteja aberta pois, mesmo com as primeiras citações de presença dele em João Pessoa, Campina Grande e Pombal nada ainda se tem como definido.
– As informações constantes na Presidência indicam que ele deve participar do lançamento do campus da UFCG em Pombal, dia 17 assegurou a Fonte.
