Valdeno, a auto estima e o agouro

SÃO PAULO – Neste domingo de chuvas tropicais no Nordeste e de frio entrecortado com sol ameno na “Paulicéia Desvairada” pude atestar o quanto a Paraiba pode se orgulhar de seus filhos audaciosos.

Refiro-me, objetivamente, ao piloto Valdeno Brito – quarto colocado no campeonato da STOCK Car, mesmo sendo obrigado nesta data a conviver com problema no carro gerado por sua equipe quando do Pit Sop – parada obrigatória para reabastecimento e troca de pneus.

Convidado pelo presidente do campeonato, Carlos Col, pude usufruir de uma manhã de conversas com investidores, patrocinadores, autoridades, jornalistas e fanáticos por automobilismo presentes ao Camarote VIP Plus da competição.

Mesmo evidente a torcida de narradores da Rede Globo por pilotos do Sul, especialmente Cacá Bueno, impressionou-me a admiração e respeito que essa elite tem para com Valdeno Brito por sua performance sempre colocando-o entre os 5 melhores pilotos da competição.

Deveria dar orgulho a todos, mas nem todos assumem o respeito para com o piloto. A partir do Governo do Estado que encerrou contrato existente entre o piloto e a administração estadual gerando dissabores e dificuldades somente possíveis, quando a força da picuinha política se faz maior do que a importância dos casos específicos existentes aqui, na Paraíba ou em qualquer outro lugar do mundo.

Falo (escrevo) assim porque, enquanto o Governo da Paraíba trata Valdeno assim, vi com meus olhos que a terra há de comer, conversas em que os governos de Pernambuco, Ceará e Bahia projetam altos investimentos – infinitamente maiores do que no caso paraibano, mas nesses estados ninguém considera tais ações como exorbitantes.

Como me disse Carlos Col, dia 9 de agosto Salvador vai abrigar a nova prova da STOCK Car – vejam bem – com circuito improvisado no Centro Administrativo do Governo da Bahia, cujos investimentos são 10 vez mais o que o Governo da Paraíba trata o caso Valdeno.

O Ceará e Pernambuco também estão em negociações sem que em nenhum desses casos tenha gerado crise, especialmente contra quem tem dado glórias à imagem da Paraíba, que é até agora o único Estado do Nordeste com um filho da terra competindo na STOCK Car.

Por essas e outras não concebo a existência de torcida contra setorizada, ao invés de fazer o que todos os Estados de bom senso fazem, que é valorizar seus talentos até mesmo guardando as proporções de dimensão e circunstância.

Quando trata Valdeno desta forma, o Governo não pune o piloto mas a historia e importância da auto estima que mais na frente vai se impor porque perseguição não se impõe para sempre.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo