O empréstimo e o tamanho da Maioria do governador

BRASILIA – Bem que o “esforço concentrado” do Governo tentou, mas não conseguiu êxito na manobra neta terça-feira para votar o famoso empréstimo junto ao BNDES para resolver situações importantes do próprio Governo. A causa do adiamento: por estar diante de adversários astutos prevaleceu a articulação do presidente Artur Cunha Lima deixando tudo de fato para o dia 6, segunda-feira, quando da retomada das atividades do Legislativo.

Uma pergunta que não quer se calar: o governador Maranhão tem ou não a maioria de que precisa no plenário da Assembléia Legislativa para suas votações prioritárias, inclusive o empréstimo?

Arrisco-me dizer que essa condição ele já conseguiu, sob “argumento” junto a alguns deputados da Oposição (?) como José Aldemir, João Gonçalves, Branco Mendes, Nivaldo Manoel, etc de que “estão votando em favor da Paraíba”.

A tese serve para enrolar quem quiser menos aos que enxergam a força da caneta do governador a funcionar desde os primeiros dias de governo de forma dedicada, como se diz no bairro da Torre.

– E se é assim, por que não aprovou o Empréstimo nesta terça-feira? – poderia indagar qualquer desavisado torrelandense para obter a resposta na bucha: Não votou porque, sabido, o presidente aproveitou a temporada de São João e alongou o serviço na parte do plenário, justificativa essa que culminou com o fechamento da Casa para votações nesta terça-feira.

O fato é que de segunda-feira em diante o assunto volta à baila e governo mais uma vez tentará emplacar a aprovação. A única duvida, nem tanto, é de que devem pintar muitas emendas na busca de tentar engessar a aplicação dos recursos – mas isso é outra historia.

Nem Lena agüentou

A Secretária de Comunicação do Governo do Estado reconheceu no último domingo que não tem sido fácil segurar “a onda” e/ou o pique do governador Maranhão durante o cotidiano na semana.

– Não sei o que ele está tomando ou fazendo quando se recolhe, mas impressiona o ritmo adotado por ele, tanto que tem gente não agüentando! – relatou ela, ontem.

Aliás, domingo mesmo, ao invés de ir para atividade em Mamanguape, Lena Guimarães optou por um descanso de 24 horas.

Síndrome da Ditadura

O prefeito Ricardo Coutinho e sua tropa de choque resolveram encarar o “bicho”, ou seja, a articulação em curso de setores do Governo combinados com a turma de Cícero Lucena para desgastar de todo jeito a imagem do pré-candidato do PSB.

A última capitaneada pelo Chefe de Gabinete – espécie de Golbery contemporâneo do Coletivo -, jornalista Nonato Bandeira, foi denunciar um esquema estruturado junto a setores da mídia para tentar sujar a imagem do Mago. A arapongagem anda solta, diz ele.

E cita vários fatos seqüenciados desde a posse do atual governo como a se concatenar na busca de um intento que, segundo ele, dificilmente vão conseguir.

PDT não pede, mas quer cargo

Numa conversa agradável com o comandante do PDT no Brasil, ministro Carlos Lupi, deu para perceber que o partido brizolista está se estruturando em todos estados para ampliar suas bancadas no Senado, Câmara Federal e Assembléias Legislativas. Mesmo sem admitir publicamente, no caso da Paraiba está de olho numa secretaria, não revelada nem mesmo pelo deputado federal Damião Feliciano, principal interessado.

– Ninguém pede nem se oferece para ocupar cargos, pois cabe a cada cenário identificar quem quer ou não produzir situações de aliança política – teorizou Lupi, não descartando o acatamento se houve convite.

Prestem a atenção! Além da secretaria de primeiro escalão – Ciência e Tecnologia ou Agricultura? – devem existir alguns cagos intermediários mantendo a presidência da AESA com Chico Franca.

Palavras do ex-governador

Cássio mandou e-mail para o Colunista nesta terça-feira abordando seu momento cidadão nos Estados Unidos. Pelo que disse anda entusiasmado com a condição de estudante de mochila nas costas e com tarefas diárias a cumprir.

Segundo relato dele, Los Angeles – cidade que conheceu dias atrás, é forte concorrente do Rio de Janeiro para sediar as próximas Olimpíadas.

Sobre a repercussão da morte de Michael Jackson ele revelou três coisas: de fato mexeu com o pais, embora ele não esteja muito ligado no assunto. Por fim, disse que soube da morte do astro primeiro no WSCOM. “Foi furo pois saiu primeiro do que nos veículos daqui”.

Eita! Esse WSCOM vai longe!

Umas & Outras

…Por telefone, o diretor presidente da Rádio Tabajara, Rui Leitão, convida para o lançamento da nova grade de programação de emissora oficial do Estado. Rui, jeitoso e coringa, tem melhorado a exposição do repertório musical. Avante!

… O portal da Revista NORDESTE teve momento de pico ontem. Motivo: a informação circulada na internet de que lá estava a entrevista do ex-governador Cássio com exclusividade à publicação nacional mas produzida a partir da Paraíba.

… Mais uma vez o portal WSCOM trouxe furo nesta terça-feira com a informação de que haverá novo ajuste no comando dos Diários Associados na Paraíba. Eita portal furão!

…Palavras do Ministro Carlos Lupi, ex-jornaleiro (dono de bancas) no Rio de Janeiro: “A Revista NORDESTE é simplesmente extraordinária”.

…A Unimed Norte/Nordeste retomou o Informativo mensal com as noticias mais quentes do cooperativismo médico. Pode ir atrás, que é coisa do médico gestor Reginaldo Tavares.

…Aliás, a Paraiba se mantém em cargos chaves no cooperativismo médico. Além de Reginaldo, presidente da N/Nordeste, o médico Aucélio Gusmão é o diretor de marketing da Unimed do Brasil e o também gastroenterologista Wilson Morais preside a Unicred N/Nordeste e é diretor financeiro da Unicred do Brasil.

…O consultor em marketing, Carlos Roberto, está prestes a anunciar muitas novidades positivas para o Botafogo de João Pessoa. Anda pra lá de animado.

…O vereador Zezinho do Botafogo virou membro nato das viagens de Ricardo ao interior do Estado. Pedro Coutinho, Edmilson Soares e o futuro candidato a prefeito de João Pessoa, Tavinho Santos, está na mesma caravana do Mago Andador.

…Doutora Lívia Karol, secretária de Comunicação da PMJP, anda muito antenada com os bastidores da mídia e da política. Percebe-se já no primeiro contato. É Currais Novais fazendo história na capital da Paraiba.

…O reitor do UNIPE, José Loureiro, não pára em buscas de informações e estratégias que mantenham a universidade no topo do ensino superior do Nordeste. “E preciso muita atenção”, filosofou.

…O professor Sales Gaudêncio já não tem tempo para ligações aos amigos (sempre queixosos por sua ausência), mas opera muito nos bastidores até da política. Parte das adesões de prefeitos tem sua participação.

…Não há alegria maior do que a exibe desde domingo a organizadora do II Torneio do Laço de São Sebastiao de Umbuzeiro, animadora cultural e agrobodearista, Rejane Feitosa, irmã de Nilo, Dra Ângela, Márcia, João – a família bacana toda oriunda do cariri paraibano. É nisso o que dá dedicação espontânea e valorização à cultura de raiz.

…O advogado, professor e expert em mídia, Solon Benevides, resolveu mergulhar profundamente nesta fase de ajustes políticos na Paraiba. Nem o celular ele atende. Mas sua opinião é muito ouvida naquela estrutura à beira da BR.

Última

“Tô vendo tudo/ tô vendo tudo/
mas bico calado/ faz de conta que estou mudo…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo