A realidade e os contra-argumentos de Maranhão

ALGODÃO DE JANDAIRA – Se há um processo que o governador José Maranhão cuida com amiúde e dedicação, este passa pela condição de pré-candidato à reeleição em nível tal que, mesmo acompanhando as reações de seu principal adversário em 2010, Ricardo Coutinho, ele não passa recibo nem dá demonstração de preocupação exacerbada com as queixas de competidores.

Já em Araruna, onde fez festa para assinar termo de compromisso para construção de um braço da UEPB na cidade, ele era informado dos queixumes cada vez mais ásperos partindo de seus aliados de hoje – Ricardo Coutinho e Luiz Couto – de uso da máquina para cooptação de petistas às suas teses de futuro.

Pragmático, o governador resolveu se aprofundar mais sobre o assunto, inteirar-se plenamente do cenário para construir a partir de hoje as respostas seguras aos reclamos já de conhecimento público.

Maranhão joga com várias ferramentas e hipóteses dentro de uma estratégia racional casada com mesmo zelo em nível estadual visando prevalecer sua reeleição em primeiro plano. Este é seu principal foco, independentemente dos movimentos particulares que se faça dentro e fora do arco de alianças que esteve com ele em 2006.

Aliás, mesmo com as reações de Ricardo e Luiz Couto o governador insiste em trabalhar em nível de estado e de cúpula nacional petista o compromisso de apoio à candidatura de Dilma Roussef, seja como for a manobra do PSB e a ala pró RC certo de que o presidente Lula e a cúpula nacional possa referendar em breve essa composição a seu favor.

A quebra desse compromisso certamente que também está em exame pelos estrategistas do governador só que hoje todas as fichas são empregadas no Plano D – de voto em Dilma para ter o palanque e apoio do PT.

Também, independentemente dos queixumes, Maranhão e aliados – inclusive dentro do PT – trabalham fortemente para atrair a quantidade maior e possível de apoios dentro da legenda petista, como em outras legendas, a exemplo do PSB, PC do B, etc.

Maranhão não vai parar de nomear possíveis assessores egressos dos partidos, apesar da vigilância ininterrupta de seus competidores (Ricardo e Luiz Couto), primeiro porque argumenta que tudo passará por legalidade máxima e, segundo, por dispor de dados segundo os quais o prefeito da Capital também tem nomeado aliados de legendas partidárias.

A rigor, desde que assumiu o governo em fevereiro deste ano, de lá para cá o governador montou uma estratégia de futuro (2010) mesmo anunciando ações no presente, daí tudo o que faz e projeta tem os pés fincados no projeto de reeleição tendo agora o vice-governador Luciano Cartaxo como primazia, ao invés do deputado federal Luiz Couto como seu candidato ao senado pelas razoes óbvias de preferência do parlamentar por Ricardo Coutinho.

Estrategista, óbvio que Maranhão manterá formas de construir sua manutenção no Palácio da Redenção por mais um mandato, apesar das turbulências que o levará a rompimento com Ricardo em breve.

Umas & Outras

…Prestem atenção no PDT liderado pelo deputado federal Damião Feliciano. Nem que a vaca voe (algo impossível), ele não vai definir a posição do partido já agora. Deixará tudo para o próximo ano.

…Ainda repercute o churrasco oferecido pelo deputado estadual Carlos Batinga ao prefeito Ricardo Coutinho, em Monteiro, com direito à presença do deputado Armando Abílio, presidente do PTB.

…Os jornalistas Joilton e William Tejo Filho estão pondo em prática trabalho continuado da Agência Tucana acompanhando os passos do pré-candidato ao Governo, Cícero Lucena. Foram eles os coordenadores da Coletiva domingo, em Campina.

…Tem bronca na Segurança a partir do Alto Sertão ainda a incomodar muito o Secretário Gustavo Gominho.

…Quem viu, via msm, garante que o ex-governador Cássio tem andado alguns dias em solo paraibano com a barba a fazer.

…O ex-deputado federal Domiciano Cabral voltou a circular no Interior do Estado. Será candidatura à Câmara Federal ou à Assembléia Legislativa?

…No próximo domingo, 28, tem Torneio do Laço em São Sebastião de Umbuzeiro – evento que já atrai a atenção de vaqueiros e esportistas da cena rural de diversas regiões do Estado.
A organização garante que o senador Efraim Morais se fará presente.

…O deputado federal Luiz Couto se prepara para participar de evento em Barcelona (Espanha) tratando das questões dos direitos humanos de uma forma geral e, particularmente na Europa.

…O ex-deputado federal Edme Tavares assumiu de vez o Escritório do Governo da Paraiba, em Brasília. A jornalista e consultora Olga Barros é quem responde pela gerência administrativa. Sabe das coisas, como se diz na Torrelândia.

…A ex-presidente da Cehap, Socorro Gadelha, está prestando consultoria à Secretaria de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa especificamente na área de habitação onde pontifica como técnica nota 10. Já deu resultados animadores a uma área que estava ‘patinando’ no domínio da burocracia.

Última

“Tem tanta fogueira/ tem tanto balão…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo