Dois grandes eventos artístico-culturais da Paraíba, o Fenart e a Micarande, parecem estar com seus dias contados para chegar ao fim, embora neste momento as duas ações estejam sendo tratadas em âmbitos diferentes de Governo e Prefeitura como em caráter apenas de adiamento.
Enfim, nesta sexta-feira, a Prefeitura de Campina Grande se manifestou publicamente sobre a Micarande anunciando que a fará em outubro. A justificativa com fundo de realidade dá conta que o parque do Povo vive uma fase de reformas.
Mas, cá pra nós, o argumento maior, entretanto, não é só esse, embora a prefeitura não assuma publicamente, que é o esvaziamento dos patrocinadores nesta fase de retração mercadalogica muito forte, especialmente para eventos com a natureza da Micarande.
Aliás, se reparar bem, ninguém na Prefeitura é doido de assumir, mas na verdade a Micarande passa por seu momento mais agudo de exaustão descaracterizando-se enquanto festa indispensável no calendário por uma série de fatores. Não é a toa que muitas das micaretas nos demais estados deixaram de existir porque esgotou-se enquanto modelo.
Em qualquer situação, entretanto, a Prefeitura vai precisar se pronunciar com clareza porque no fundo o problema é a repercussão política na cidade se não vier a faze-la.
No âmbito da cultura mais profunda e próxima das varias matizes, de raiz, o Fenart enquanto referência de Festival de Arte com natureza indispensável no nosso calendário também perdeu a sua imposição e vagueia por aí sem que saibamos quando e se vai ser retomado algum dia.
A rigor, seu delfinhamento teve a ver com a instabilidade jurídica da gestão da Funesc por conta do famoso processo de cassação não dando abrigo suficiente para a atração de patrocinadores.
Na fase atual, ainda aguarda uma orientação mais forte da área de Cultura do Governo e da própria Funesc, sem contar a Secretaria de Educação e Cultura nesse contexto a envolver as demais atividades da área para 2009 ainda não conhecidas pelo grande público.
Como se diz na Torrelândia, quem sabe um dia tudo volta a brilhar.