Pode ser não vingue mas já está em curso uma macro operação para buscar a unidade interna no Partido dos Trabalhadores na Paraíba visando a disputa de 2010.
A costura com inclusão de figuras nacionais se deve a um cenário futuro já vislumbrado, que é a disputa entre o governador José Maranhão e o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, envolvendo com isso tendências e lideranças internas no partido, hoje dividida entre as duas opções.
A dados de hoje perdura um conflito de interesses a partir mesmo do vice-governador Luciano Cartaxo, já sonhando a possibilidade de tentar a reeleição, enquanto outras forças petistas querem ungir em 2010 a candidatura do atual deputado federal Luiz Couto para o Senado.
O detalhe nesses dois interesses: hoje, Luciano defende a aliança do PT com Maranhão enquanto Luiz Couto e outras figuras querem com Ricardo. Aliás, essa ultima opção atrai a simpatia aberta de estrategistas nacionais como Zé Dirceu.
Só que não se trata de costura fácil porque no processo existem figuras como os deputados Rodrigo Soares e Jeová, bem como o presidente do PT de João Pessoa, Anselmo Castilho, Giucelia Figueiredo, Frei Anastácio atualmente, em tese, pro Maranhão, a atrapalhar a costura na direção de RC.
A bronca é tamanha que o presidente nacional , Ricardo Berzoini, chegou a ser anunciado em João Pessoa mas teve sua vinda adiada. Na pauta do dirigente está conversas com Ricardo e Maranhão.
No paralelo, lideres da tendência Construindo Novo Brasil tentam atrair o apoio com Rodrigo em articulação que geraria novo pacto interno no PT na direção do futuro.
Pelo sim, pelo não o PT se prepara para inúmeras rodadas de negociação visando chegando a um projeto mais próximo da unidade condição essa que dirá como os petistas vao influir na sucessão de 2010.
