A noite chega e com ela a lua bonita corre lépida na direção do oeste como pouco se importasse com os humanos devoradores de sua luz. O clima do chove mas não chove empana a clareza lunar sem deixar de expor a beleza de seus raios.
Nem imaginava que na Sexta-feira Santa a hipocrisia se derramasse pelas paginas amarelas do tempo trazendo uma aparente boa nova: o Focco vai ampliar o combate aos políticos corruptos.
Infelizmente a atuação vanguardista do Fórum de Combate à Corrupção da Paraíba transformou-se em aparências e pouca efetividade deixando-se levar pela vaidade temporal de alguns de seus lideres, agora sem discernimento para saber até por onde anda e, assim desfocado, pouco entende da verdadeira corrupção e seus integrantes.
O Focco anda míope e perdido na malha da conjuntura onde mistura todos numa valha comum e ainda tem coragem de falar em combate verdadeiro. Não sabe ele do grande mal provocado por seu descompasso e incoerência.
Mas, como disse no titulo despropositado, Ricardo Coutinho entrou definitivamente na mira de vários atores políticos por seu significado e futuro.
De uma vez só, nestes três últimos dias, Ricardo virou foco do senador Cícero Lucena acusando-o de estar convivendo com graves problemas na Estação Ciência, da mesma forma que outros aparentes aliados expõem-no como o Judas da parada. É como se ele, o prefeito, passasse agora a ser o alvo central dos vários concorrentes.
A rigor, a critica de Cícero precisa ser abrigada com responsabilidade e merecendo resposta sobre se há fragilidade na Estação ou, do contrário, o nível de reparo resolve toda a questão sem nenhum problema sério à Estação.
Isso sem contar, em outro nível, com a bem engendrada engenharia política do governador Maranhão que, sem dar um pio, age velozmente para tentar isolar Ricardo da relação com os partidos.
É como se, sem querer querendo, Cícero e Maranhão com aparentes posições divergentes queiram e trabalhem para eliminar o novo perigodo contexto político, no caso Ricardo, embora ele (RC) seja na conjuntura apenas um nome em ascensão e disposto a inaugurar novo processo.
Como dizem os meninos da Torrelândia, o Mago continua incomodando muito, embora isso seja apenas o começo do caminho, mas precisando dar explicações e sair da falta de humildade a lhe cercar.
Depoimentos que honram nossa luta
Secretário de Planejamento do Governo do Estado, Ademir Alves, registro recebimento ilustre de e-mail no qual ele comenta de tema especifico veiculado no portal WSCOM Online tratando de um comentário produzido por um dos mais brilhantes paraibanos de sempre, o consultor Mauro Nunes Pereira.
Leiamos conjuntamente o que disse Ademir Alves:
Em minha visita obrigatória diária à página do WSCOM, deparo-me, hoje, com uma estimulante matéria do colunista Mauro Nunes, intitulada “Captar idéias da comunidade: acerto do Secretário de Planejamento”.
Em suas reflexões, o professor Mauro apresenta excelentes contribuições ao nosso pensar e fazer comuns. Diga-se de passagem que, na Paraíba, em matéria de planejamento e desenvolvimento, mister se faz estar atento às opiniões de dois intelectuais comprometidos com a transformação da realidade histórico-social: Rômulo Polari e Mauro Nunes.
O primeiro com testada e comprovada competência nas lides acadêmicas, culminada na reitoria que comanda; este último, gestor do embrião que deu origem à formação do SEBRAE e à orientação, como coordenador do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba, além de múltiplas atividades outras visando à modernização empresarial à dinâmica e moderna conformação do sistema econômico, hoje em profunda crise, que é o seu destino histórico.
Desta forma, o jornal eletrônico WSCOM, ao abrigar em suas colunas habituais pessoas com visão crítico-construtiva, que sobrepõe os interesses da sociedade às comezinhas de grupos ou pessoais, merece os nossos reconhecidos aplausos e votos de consideração. Atenciosamente, Ademir Alves de Melo
Um paraibano brilhante
Via e-mail recebi um comentário especial de um paraibano de muito sucesso na engenharia nacional, embora contido na sua ação de colaborador da Petrobras, a poderosa, que às vezes ignora figuras de expressão de seus quadros.
Refirmo-me especificamente ao engenheiro Josival Jordan, gente de relevância, que nos escreveu o seguinte depoimento:
Prezado Walter,
Ao ler suas reportagens falando sobre paraibanos em destaque no Brasil, não pude deixar de associar esse fenômeno a outras áreas.
Explico: Sou Engenheiro Mecânico, paraibano, formado na UFCG, estou há três anos na Bahia trabalhando na produção e exploração onshore de petróleo.
Digo com muita satisfação que os Engenheiros paraibanos (ou formados por lá) tem presença marcante nesse ramo do mercado de trabalho, inclusive com o reconhecimento geral da competência e dedicação ao trabalho, alguns já alçando posições de destaques nas empresas que atuam. Por aqui a maioria dos engenheiros ou é paraibano, ou estudou por lá.
Essas coisas nos dão um grande orgulho da nossa saudosa PARAÍBA.
Abraço, Josival Jordão
Em tempo: Pessoas como ele orgulham nossa história e nossa gente.