Para início de conversa, de cara reafirmo defender como premissa que uma coisa não tem nada a ver com a outra, ou seja, o desempenho especifico da estrutura administração econômico financeiro do Governo Cássio não tem nenhuma correlação com a performance anunciada pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz, mas essas duas instâncias têm apresentado novidades que se cruzam quando se busca resultado de gestão.
Tudo isso é verdadeiro, mas entendamos movimentos comuns e divergentes também.
Comecemos pelo mais complicado: o presidente do TCE anda reverberando por tudo o que é canto sua decisão de jogar duro, implacavelmente, contra os maus gestores especialmente os que são morosos na prestação de contas.
O papel do TCE está correto em ampliar o cerco contra os maus gestores, mesmo assim é preciso se advertir para não reproduzir o perigo da generalidade porque, em principio, muitos dos dirigentes municipais têm tido postura correta na aplicação dos recursos públicos por isso precisam ter tratamento distinto.
Leve-se em conta ainda que a nova safra de prefeitos de origem empresarial gera perspectiva positiva em muitos dos principais municípios do Estado, vide Sapé, Sousa, etc.
Dito isso, retomemos o outro assunto, que é a performance conquistada pela equipe administrativo financeira do Governo do Estado já anunciando novos recordes contextuais, como a divulgação do balancete no final do mês e não mais daqui a três meses, como sempre acontecia tempos atrás.
Ora, isso significa dizer que os números da arrecadação e as políticas de planejamento e controle dos gastos com custeio e investimentos no Governo chegaram a patamar inusitado desfazendo como conseqüência o medo de bancarrota na gestão estadual, a exemplo do que diziam os opositores, provando com isso, ao contrário, um estágio muito especial para o conjunto do Governo.
Sei que uma coisa, a gestão estadual, não tem nada a ver com a vigilância (leia-se TCE), mas quem age de acordo com as regras exigidas de controle e planejamento gera conquistas como nunca se via antigamente, seja quem for.
Os dados da maquina estatal sufocam o discurso e aniquilam a tentativa de desestabilização do governo Cássio porque a realidade se sobrepõe ao desejo partidário. Nem por isso o TCE pode relaxar nem em relação ao Governo como aos demais poderes porque só encarar prefeituras pequenas não resolve por inteiro.
De sorte que, independentemente de situações distintas, a gestão Nominando gera expectativa de gestão com forte interferência no conjunto do serviço publico, mesmo assim sem que tenha qualquer vinculo com outras instâncias, como o Governo construindo pilares de novidades à altura das exigências da sociedade.
Cada um faz a sua.
Publicação antecipada
Quem é antenado(a) sabe do que vou dizer: a publicação no inicio do ano do QDD e a projeção das regras para consolidação das novas marcas indicam que a maquina financeira do Estado anda sob controle e com superávit.
Só para se confirmar: a partir de janeiro, agora, para cada R$ 1 devido o Governo tem R$ 1,8.
Em síntese, os números falam mais do que qualquer coisa.
Entre e durante as férias de Zé Ramalho
O cantor e compositor Zé Ramalho em férias na praia de Areia Dourada, em Cabedelo, confirmou nesta segunda-feira que participará da gravação do DVD do grupo paraibano Capim Cubano no próximo dia 24, na praia de Tambaú, no local onde hoje se desenvolve o projeto Estação Nordeste, da Prefeitura de João Pessoa,
Pelo que ficou decidido entre a produtora Jerimum, de propriedade do artista famoso, e o empresário Luiz Augusto, responsável pela produção do Capim Cubano, Zé Ramalho interpretará a musica Frevo Mulher, de sua autoria, e já há algum tempo compondo o repertório do grupo comumente destacando a musica caribenha.
Fontes ligadas ao cantor e compositor que, recentemente, concluiu DVD interpretando canções de Bob Dylan, informam que Zé Ramalho tem se impressionado positivamente com a interpretação do grupo.
Com Elba – De férias com seus familiares, Zé Ramalho não tem aberto espaços para outra coisa, senão o relaxe total nesse período de descanso, portanto, afastando de seu cotidiano qualquer outra opção.
– Ele vive uma das melhores fases de sua vida inteiramente dedicado aos seus familiares contou um dos mais próximos.
Ultimamente, ele acertou a cessão para que Elba Ramalho grave seu próximo CD com musicas de sua autoria.
Última
É duro tanto ter que caminhar/
e dar muito mais do que receber…