O novo papel de Durval Ferreira

O universo político não pára de conspirar ou, como se enquadra melhor dizer, de estar em processo permanente de construção dos novos passos e projetos na direção do futuro. É o que acontece na atualidade com a Câmara Municipal de João Pessoa – como de sorte em todas as demais 222 casas legislativas dos demais municípios do Estado – às vésperas de eleições.

No caso da Câmara da Capital, o cenário conspira positivamente para a reeleição do atual presidente, vereador Durval Ferreira, por diversos aspectos entre eles – a habilidade de convivência com seus Pares, os partidos e o prefeito Ricardo Coutinho; a tese de primazia da reeleição por estar com direito de pleitear novo mandato e, sobretudo, ser personagem com perfil agregador, mesmo com as diferenças entre ser Governo ou Oposição.

Durval chega às vésperas da eleição programada para o dia 1º de janeiro, a partir das 15 horas, com a costura e apoio da maioria absoluta da Câmara – devendo chegar ao somatório de todos os votos como saldo de um processo de negociação bem resolvido.

A começar pelo principal obstáculo que foi, lá atrás, ter de convencer o vereador mais votado das eleições municipais de 2008, Edmilson Soares, a abdicar de uma condição de credenciamento único para postular a presidência da Casa. Era páreo duro e Durval conseguiu com diálogo atrair esse apoio fundamental na primeira hora.

Depois, com habilidade, conquistou o aval do prefeito Ricardo Coutinho e, concomitantemente, os vereadores/partidos da base aliada sem o qual não chegaria ao estagio de favoritismo absoluto no atual processo eleitoral.

Mas há, para concluir, que se reconhecer a forma dele ter construído a imagem de relacionamento proativo da Câmara no debate e decisões sobre os mais diferentes assuntos polêmicos da cidade impondo-se nos vários momentos com postura democrática, mas afirmativa e contundente, quando se fez necessário para impor a autonomia da Casa.

Agora, além de cuidar da demanda jurídica em curso – em tese com reais chances de arquivamento na Justiça por desprovimento de abrigo legal, Durval Ferreira vai precisar manter a harmonia e vigilância até o ultimo momento e, na prática, em se consolidando sua reeleição, avançar em formas de proximidade da Câmara com a sociedade de forma cada vez mais transparente qualificando, por exemplo, meios como a TV e a Internet .

É o que reserva o futuro próximo.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo