Passada a fase de alta expectativa e de concretização de dados das eleições municipais, se faz necessário repor a leitura com informações que geram reconhecimento à liderança que o PMDB exerce no Estado, sob o comando do senador José Maranhão.
Refiro me basicamente aos números extraídos do boletim final do Tribunal Regional Eleitoral dando ao PMDB a maioria das prefeituras (59 ao todo ) no Estado, se comparado aos demais partidos.
Dos 223 municípios, 59 são comandados pelo PMDB seguido do PSDB com 42 e o DEM registrando 39. Alias, esta análise se fixa na abordagem pontual do significado de cada legenda no contexto de importância, pois, se for ampliada a avaliação computando quem é da base de Governo e da Oposição o saldo final é diferente porque nesse caso, os governistas somando com PTB, PDT, PP, etc passam a ter maior cacife conforme os dados do TRE.
Mas, por dever de justiça, é preciso reconhecer que o PMDB ainda se apresenta com a densidade partidária de líder em face do histórico da legenda ocupada por lideres municipais de valor reconhecido, tanto que o saldo final é o que agora abordamos.
Em torno desta conjuntura há que se respeitar a figura do senador José Maranhão vencedor em João Pessoa como principal partido apoiador a Ricardo Coutinho, da mesma forma que em Campina, agora precisando reforçar a candidatura de Veneziano na disputa na Serra da Borborema.
Aliás, um dos capítulos do segundo turno da campanha em Campina será entender e atestar como vai fazer o senador, líder maior da Oposição no estado.
Num processo macro, entretanto, Maranhão passa agora a centrar foco nos processos de cassação do governador Cássio Cunha Lima na ânsia particular e dos aliados de querer ascender ao Poder no Governo, caso o Tribunal Superior Eleitoral ratifique a decisão da justiça eleitoral da Paraiba.
É deste imbróglio que viverá daqui em diante o senador porque, dependendo do resultado desse processo, estará sendo selado o futuro político de Maranhão se candidato a governador ou à reeleição em 2010.
Vamos acompanhar com atenção.