A sucessão de Bayeux

As eleições municipais de 2008 inserem Bayeux como município onde deverá existir uma disputa acirrada entre o atual prefeito Jota Junior-PMDB ( mesmo impedido, está recorrendo para sê-lo), Expedito Júnior e Sara Cabral.

O PT tomou neste domingo a decisão já esperada: vai apoiar a candidatura de Expedito Pereira para a prefeitura de Bayeux por vários fatores, entre eles, o fato do PSB ser da base aliada e, ainda, estar possível a hipótese do partido indicar o vice. Isso levando em conta ainda a influencia do prefeito de Joao Pessoa e presidente do PSB, Ricardo Coutinho.

Ainda dependerá do Conselho Político de Expedito, mas a tendência é de que o nome saia de uma lista começando pelo presidente do PT, Heleno Teixeira, escolhido hoje por unanimidade. Mas, se houver resistência ao seu nome, o diretor dos Correios, José Pereira (Pereirinha) e Giucélia Figueiredo ( ex-delegada federal da agricultura) estão no esquente para essa missão.

Há que ser levado em conta o fator prazo legal, pois no caso de Pereirinha – precisará se desincompatibilizar.

No caso de Jota, ele tem falado pouco mas quem anda próximo dele assegura que, ultimamente, ele tem ampliado a ação junto às esferas jurídicas para superar e/ou anular o impedimento que o Tribunal Regional Eleitoral lhe criou considerando-o inelegível por infração, isto é, uso da máquina administrativa.

Com isso acontecendo (a condição de candidato), ou não, já se pode dizer que só agora Jota assimilou o real sentido de sua performance como prefeito de uma cidade muito próxima de João Pessoa. Tomou gosto ou somente agora a “ficha caiu” – é o que se deduz ao sinal de qualquer conversa com ele.

Só que, desta feita, mesmo com consciência processual, Jota Junior enfrenta adversidades geradas por seu comportamento à frente da prefeitura, portanto, não se sabe ainda se reverterá os desgastes.

No processo, ainda, corre noutra frente a figura de Sara Cabral, que na prática é mesmo que dizer: Domiciano Cabral está na área querendo recompor o poder atraindo os apoios do PSDB, seu partido, e o DEM. É desse núcleo partidário que surgirá a estrutura de apoios e de campanha.

Por fim, como foi dito no inicio da coluna, Expedito Pereira surge com perspectiva, isto é, tem chances reais de vencer a disputa, mas vai precisar trabalhar duro diante do novo cenário posto.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo