Cássio e o refino do petróleo do Tataristão

RECIFE – O governador Cássio Cunha Lima rompeu o silêncio nesta terça-feira desde que embarcou para a república de Tataristão, a Federação Russa, dando os primeiros informes / resultados da viagem tratada com desdém e ironia pela Oposição.

Pela primeira vez, Cássio expôs detalhes dos entendimentos mantidos naquela distante república da federação russa, mas responsável pela operação de duas refinarias de petróleo e pólos na área de petroquímica – tudo pertencente a grupos privados daquele pais.

Mesmo distante, o governador já sinalizou que quer uma audiência especial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na busca de reforço para a consolidação dos investimentos russos na Paraíba, exatamente na área de refino de petróleo e derivados.

Este é o foco central da viagem cansativa, mas que está permitindo no futuro próximo, depois do Estado perder tantos investimentos em face da crise política provocada pela falta de diálogo da Oposição para a pactuação de relações mínimas, a possibilidade concentra da Grande João Pessoa, sobretudo, ser beneficiada com a instalação de um grande suporte para tratamento de derivados de petróleo, exatamente pela posição estratégica de proximidade a Refinaria Abreu e Lima, SUAPE e o Porto de Cabedelo.

– Espero contar também com o apoio do Governo Federal na aproximação que está sendo construída a partir de agora”, disse o governador.

Por incrível que pareça, pode vir do outro lado do Planeta a possibilidade de geração de empregos e dividendos para o estado, não transportando o petróleo de um lugar para outro, mas gerando bases industriais similares às de Tataristão em torno da infraestrutura que Cabedelo dispõe.

Em tudo se concretizando, a ironia da Oposição deverá ser engolida por ela própria.

Outras viagens

O governador ainda comentou sobre futuras viagens:“não se surpreendam se mais adiante eu possa estar na Coréia, nos Estados Unidos, possa estar onde já estive (Portugal e Espanha), buscando investimentos para o nosso Estado. É uma miopia política, uma cegueira econômica, imaginar que ficando dentro dos nossos limites de fronteira nós vamos fazer com que a Paraíba cresça”.

Miopia

Ele ainda falou das criticas da Oposição: “A crítica que é feita é de quem realmente não consegue deixar de olhar pro próprio umbigo, de quem não consegue se afastar dessa política menor, mesquinha, da política de terra arrasada, que lamentavelmente setores da oposição pretendem realizar na Paraíba”, finalizou.

Na justiça

Sem condições de instalar a CPI da Cehap, deputados oposicionistas resolveram recorrer ao Tribunal de Justiça para ver o processo deslanchando.

Não é preciso ser expert em Direito para perceber que o caso tende a não merecer intromissão de um poder sobre outro.

Vinga assim apenas a chiadeira da Oposição.

Enquanto há tempo

Quem acompanha as ações empresariais em Pernambuco, especialmente o Porto de SUAPE, projeta como indispensável a necessidade de estados vizinhos como a Paraíba, melhor dizendo, a grande João Pessoa mais a região próxima de Goiana – onde se instalará o HEMOBRAS, para agir rápido porque há condições, sim, dos investimentos pernambucanos respingarem na Paraíba.

Isso é o que já dizem autoridades e empresários pernambucanos.

Zé Luiz e o bom senso

O vice-prefeito de Campina Grande, José Luiz Junior, ficou rouco durante a noite da terça-feira depois que soube da ratificação de seu nome na chapa de Veneziano.

Ao portal WSCOM Online, que acompanhou o processo com detalhes, ele disse que foi contatado pelo prefeito por quatro vezes depois da escolha.

Responsabilidade ampliada

Durante esta terça-feira, tivemos uma agenda especial em Recife participando de um seminário especial do Ministério Público Federal comemorando a norma regente do segmento, datada de 2003, quando consolidou a estrutura do MPF, com direito à presença do Procurador Geral da Republica, Antonio Fernando, de desembargadores e procuradores federais.

A Revista NORDESTE e o portal WSCOM Online foram tratados como veículos de comunicação exemplares.

Última

“É duro tanto ter que caminhar/
edar muito mais do que receber…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo