NOVA YORK – Os ambientes citados acima, de fato, são diferentes e com desempenhos distintos, mas as reflexões apresentadas por grandes figuras internacionais, a exemplo do ex-presidente Bill Clinton, no Fórum das Américas, e por investidores nacionais e estrangeiros no Cipriani Wall Street, em pleno centro nervoso do Planeta, em torno dessa conjuntura macro/micro mas agora com preocupação ambiental deram o tom do evento marcado pela presença de nomes consagrados, todos interessados em cuidar do ecossistema e do futuro do mundo.
Pela ordem, até pelo status de ex-presidente americano, Clinton falou abertamente sobre a mais forte crise econômica nos Estados Unidos já afetando as áreas básicas da produção e consumo do País, por isso se mostrou preocupado com o futuro americano.
Deixou claro, também, que está em plena campanha, mesmo sem exibir grande convicção de vitoria de Hilary, porque ele sabe do páreo duro que são os dois outros competidores. Mas quando falou de perspectivas, citou algumas vezes o nome do Brasil como sociedade inventiva, capaz de saber conviver com adversidades transformando-as em oportunidades.
Clinton, declarado apaixonado pelo Brasil muito melhor do que de estagiária -, advertiu, contudo, para os problemas da Amazônia. Saibam vcs que o mundo inteiro está de olho na Amazônia.
Em todos os pronunciamentos, contudo, a menção ao desempenho econômico social do Brasil ao lado da China e India, serviu de reconhecimento distinto para apontar o respeito que nosso Pais alcançou em nivel mundial. Clinton elogiou muito ao desempenho de Lula, mesmo sem esquecer FHC a quem tratou de amigo.
Nesse contexto, aí já afunilando as coisas, o Nordeste brasileiro também serviu de referência como o cenário procurado pelos investidores já agora e muito mais no futuro próximo.
Tudo, entretanto, tratado dentro de uma ótica de ampla preocupação com os problemas ambientais na maioria dos países, especialmente os industrializados como Estados Unidos resistindo ao controle mais severo, algo que também nesse caso o Brasil se destaca.
Sei que o assunto pode até parecer flor de laranja por não constar de crise e ataques pessoais comuns na Paraiba, mas, como bom torrelandense, cumpro meu papel de dizer para os meninos e meninas da Paraíba que faz tempo o mundo exige preocupações mais consistentes, isto em relação a qualidade de vida das pessoas algo que a birra pequena da aldeia não produz.
Um paraibano novaiorquino
Sala de luxo, de farta beleza, o auditório do Cipriani Wall Street serviu também para mostrar que, de Palmas (Tocantins) se fez a demanda para o multimídia Armando Formiga tomar conta de algumas cenas no meio televisivo durante o Forum.
É ele quem comanda as transmissões ao vivo ( e/ou não) das andanças do governador Marcelo Miranda, como aconteceu em Nova York recém chegado da China.
Foi uma das gratas surpresas durante o Forum para orgulho dos amigos, que nem eu, e mais ainda de Doutora Socorro e Doutor Thiago Formiga.
Umas & Outras
… O nome para o Iphaep está para sair. Mais do que isso agora será concluída a reforma na casa onde morou o ex-presidente João Pessoa.
… Palavras do governador Marcelo Miranda: Estive algum tempo atrás para receber o titulo de Cidadão Paraibano, de autoria do deputado Romulo Gouveia. Aliás, me impressiona o carinho que o presidente Lula tem pelo governador Cássio.
…Lá no Castelo Branco, onde também tive a honra de morar, alguém ouvindo isso do governador do Tocantins, logo diria: aí tem. E tem mesmo.
…Falta pouco para Ricardo Coutinho assinar um outro convênio com o governador Cássio, agora para área do Centro Histórico. É algo natural em sociedade civilizada, mas na Paraiba podem anotar vai gerar ciúme.
Última
Mamãe eu quero ir à Cuba/
Quero ver as coisas lá…