Para Tonho, Ana e Fátima (amigos de infância) e Margô, minha madrinha da Torre, além de Iran,Tarzan e Josiberto do Castelo Branco
MACEIÓ – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ser o astro do dia na capital alagoana quando da posse do Conselho Deliberativo da SUDENE em meio ao anúncio de nova Medida Provisória que desburocratizará os ritos processuais para a liberação imediata dos milhões de recursos visando atender medidas diante dos efeitos das fortes chuvas no Nordeste.
Lula deu carão no superintendente Paulo Fontana, vibrou com a nova fase econômica do Brasil
diante dos investidores Internacionais, teorizou no improviso sobre o processo histórico do País diante do mundo, enfim, falou um monte de histórias, mas uma chamou a atenção por representar um de seus maiores legados como presidente: saber dialogar.
Diante de uma platéia seleta em que entre os governadores estavam Aécio Neves, Cássio
Cunha Lima e o anfitrião Teotônio Vilela Filho todos de Oposição ele soltou a voz
aos quatro cantos.
– Depois de tantos anos de Governos no Brasil posso repetir que somos o que melhor soube nos últimos tempos conviver com os 27 governadores e os tantos prefeitos espalhados no País com a tolerância que impede discriminação de qualquer ordem porque sempre tratei a todos de forma
muito respeitosa afirmou.
Para o presidente, quem administra coisa pública tem que agir acima das questões partidárias ou pessoais porque do contrario nada anda, nada se faz. Lula tem razão.
Sem que citasse nenhum dos nomes geradores de contra-ponto, o chefe maior do executivo nacional mandou recado direto à classe política, especialmente a Oposição ao seu Governo, de que proceder sem superação das diferenças é retroceder enquanto resultados em favor da coletividade.
A propósito, as lideranças políticas da Paraíba incluindo nela os deputados de oposição ao Governo, incluindo noutra esfera o senador José Maranhão bem que poderiam levantar em conta a lição de Lula, que já foi intransigente, ferino, maldoso e inconseqüente até chegar ao Poder e ver a necessidade indispensável do diálogo por mínimo que seja.
O mesmo dir-se-ia de Efraim e Cicero Lucena em relação ao presidente.
Detalhe, apenas
Ao se dirigir aos governadores presentes à retomada da SUDENE, Lula tratou a todos com o entendimento de que todos vão concluir seus mandatos.
– Todos nós vamos concluir nossos mandatos com melhor desempenho do que antes declarou.
Diante do presidente estavam os governadores Cássio Cunha Lima, Marcelo Deda, Jackson Lago, Teotônio Vilela Filho e Wellington Dias todos com processos de cassação.
Relação sóbria e educada
Da Paraíba, enquanto autoridade política e pública, puderam ser vistos em momentos e lugares diferentes o governador Cássio compondo a mesa principal e o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, novo membro do Conselho Deliberativo da SUDENE, representando os prefeitos das capitais ao lado de João Paulo, do Recife.
Quando puderam, no final da solenidade em torno do presidente Lula, eles se cumprimentaram e trocaram opiniões durante algum tempo.
Como disse, de forma sóbria.
Só em Julho
Embora o deputado federal Vitalzinho Filho tenha anunciado a vinda do presidente Lula à Paraíba no próximo dia 28, em Maceió ficamos sabendo por assessores da Presidência que ficou transferida a vinda dele para julho.
Tudo por conta da inauguração da duplicação da BR-230 na Paraíba, mesmo que haja pauta do prefeito Ricardo Coutinho nessa data mas em João Pessoa.
Diferença
Na solenidade em Maceió, o governador Teo Filho contou com as presenças dos senadores Fernando Collor, Renan Calheiros e João Tenório.
Faz tempo que a Paraíba não vê cenas assim com nossos senadores.
Aula de Dengue
Quem esteve em Maceió presenciou a dissertação do governador Cássio sobre os efeitos da dengue como se fosse médico sanitarista dado o caráter explicativo que deu no trato do grave problema.
Ele cobrou do Ministro José Gomes Temporão ajustes no foco da campanha Publicitária do Ministério da Saúde argumentando que o problema maior não está no mosquito, que tem vida útil de 35 dias, mas nos ovos deixados pelas fêmeas.
Em Tocantins
Depois de estar em Brasília durante a semana, o senador José Maranhão deverá passar os dias seguintes em sua fazenda no estado de Tocantins.
Pelo menos foi o que disse o deputado federal Wilson Braga.
No FORUM de Mário Garnero
A partir desta quinta/sexta-feira em diante vamos estar tratando de questões ligadas à Paraíba, mas também do mundo a partir de Nova York para onde
Embarcaremos nesta quinta-feira.
A rigor, vamos participar do Fórum das Américas organizado pelo Megaempresário Mário Garnero em debate que terá a participação do ex-presidente Bill Clinton e o ex vice Al Gore.
A ordem é ouvir, aprender, difundir e avançar em nome da Torrelândia e da Paraíba velha de guerra.
Última
New York / New York… ou
Onde quer que vá/ eu vejo a minha Torre…
