O aniversário do governador Cássio Cunha Lima neste sábado de chuvas na Capital e Interior do Estado transformando a data em momento dedicado às sérias conseqüências em face das enchentes, bem traduz a aura que o cidadão e também chefe do executivo acumula ao longo dos tempos.
Não tem sido fácil, em outras palavras, conduzir consigo o esteio de um homem de fibra, inteligente, líder inconteste e, como todo bom galo de briga, com espirito vencedor nas tantas lutas da vida.
Mas, eu que já o vi em momentos de fragilidade, ainda indago até quando sua vida estará tomada de uma luta sem fim dedicada a outros, como se fosse uma rinha interminável no tempo?
Desde cedo Cássio assumiu para si as lutas de si, da família, dos amigos, dos aliados políticos numa relação desproporcional à sua dedicação, isto é, ao longo dos anos tem se doado infinitamente mais do que o contrário, onde nem sempre a recíproca é verdadeira. Nesse processo não pode usufruir da vida comum de todo jovem adulto.
Se reparar bem, é o que ele (o governador) vive na conjuntura. Em torno de si não se vê com facilidade aliados políticos dispostos a enfrentar com integral despreendimento diuturno a enxurrada de problemas que, não fosse ele próprio com sua energia e olhar de águia – muita coisa já teria ido pro brejo como filosofam os meninos do bairro da Torre.
Nos últimos anos, a vida de Cássio tem sido a medida correta de provações e privações de varias naturezas exigindo dele uma disposição de luta, tal qual na rinha do mundo sem lhe dar trégua, como pode um dia vir a experimentar se, por exemplo, ele superar o processo de cassação no TSE, hoje com jurisprudência a lhe permitir tal condição, e uma rearrumação de táticas com sua equipe de governo e aliados politicos porque, sem grande esforço, percebe-se claro que estratégia mesmo só quem tido ultimamente é a Oposição.
Isso é tão fácil de constatar que, como há fragilidade em curso na esperança da cassação imediata, a Oposição resgata temas antigos, portanto requentados, para não deixar de exibir a natureza permanente na tentativa de desestabilização sem que os aliados do Governo esbocem com mesma capacidade a contra-reação como na lei da física famosa, segundo a qual, a cada ação corresponde uma reação igual e contrária embora na pratica não seja isso o que acontece.
Há ainda como substância essencial de seu futuro o drama e apego especial na solidariedade continua em torno de Silvia, sua companheira de todas as horas, construindo de mãos dados a superação da nossa fragilidade orgânica fruto do desgaste natural advindo do tempo. Felizmente, o tratamento eficiente tem reduzido a dor.
Em síntese, Cássio chega a mais um ano de construção de sua maturidade ainda dedicado às lutas coletivas, mas precisando desde já construir um processo readaptável de objetivos e compromissos para poder um dia usufruir também do prazer de ser um cidadão com perfil ameno, soft, no formato exato da paz, que tanto merece.
Danado é que a rinha política não lhe deixa nunca sair do terreiro.
