A disputa no PMDB

Campina Grande – A semana começa com novos movimentos internos no PMDB de João Pessoa, não só porque o partido incorpora as lutas da Oposição no contexto da disputa pelo Poder no Estado, mas, especialmente, em face da situação inconclusa em que se encontra o diretório da Capital.

Há meses que o PMDB pessoense continua sem presidente, portanto, em situação atípica porque mesmo tendo o comando soberano do senador José Maranhão a realidade posta está exigindo uma tomada de definição porque o tempo está exíguo na direção de participação na sucessão municipal ao lado do prefeito Ricardo Coutinho.

São várias as conversas envolvendo os deputados estaduais Gervásio Filho, Iraê Lucena, o deputado federal Wilson Braga e o ex-deputado federal Benjamim Maranhão – o nome preferido pelo senador/tio, embora ainda sem conseguir consenso, portanto, até agora sem a decisão final tão esperada.

O caso do PMDB embora aparente se restringir a um mero aspecto burocrático, não o é, porque dessa definição possa ser que se consolide a indicação do Vice na chapa de Ricardo Coutinho tomando por base o argumento de que na primeira eleição do prefeito o vice Manoel Júnior saiu dos seus quadros.

É esta possibilidade de indicação que trava algumas intenções, inclusive do próprio senador de ter Benjamim nessa condição para compensar a sua iniciativa de alijar o sobrinho de uma deputação federal consolidada e reconhecida por todos em face do Caso Sanguessuga.

Por incrível que pareça o futuro do PMDB também passa pelo TSE, mesmo que o Tribunal nada tenha a ver com o partido. Expliquemos: como o senador e aliados fazem fé na possibilidade de cassação do governador Cássio a cada dia que passa aumenta o suspense para a confirmação ou não dessa projeção.

Ora, em se efetivando, atualmente já merecendo questionamentos, o senador passaria a ser soberano além da conta mexendo no tabuleiro da sucessão de 2008 e 2010 podendo até construir sua candidatura.

Agora, na hipótese de não se efetivar – algo já tratado também como provável, segundo analistas, tal condição daria fragilidade ao poder soberano do senador porque nessa condição estaria frustrando a perspectiva de Poder, condição que o faz ser tão paparicado por muita gente.

Sem ascender ao Governo, certamente que o senador passará a enfrentar dificuldades para manter a soberania pemedebista podendo enfrentar insubordinações que só não aconteceram até agora por conta da perspectiva de Poder.

Ainda voltaremos ao tema.

A campanha em Campina

Sábado passado, o Clube Ipiranga ( um dos mais antigos e de origem proletária na cidade ) atraiu autoridades, intelectuais e muitos jornalistas para o Baile dá Notícia, dentro da programação da Micarande 2008.

No recinto, em lugares extremamente distintos – um do lado direito de quem estava diante do palco, no caso Veneziano Vital, e, do outro, já se fazia presente o deputado federal/candidato Rômulo Gouveia.

Ficou evidente diante das equipes em torno deles, que a disputa pela prefeitura em Campina será muito acirrada. No baile, os dois candidatos fizeram o “dever-de-casa”, mas Rômulo teve a claque mais eficiente.

Muita chuva, cenários de beleza

Neste domingo, depois de muitos contatos na Serra da Borborema, tomamos a iniciativa de voltar a João Pessoa na direção do Brejo passando por Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Esperança, Remigio, Areia, Alagoa Grande, Cuitegi, Guarabira, Mari, Sapé, Cruz de Espírito Santo, Bayeux até chegar na capital.

Durante todo o trajeto, volta e meia registrando chuvas intensas, registramos cenas de alta expressão no futuro próximo com terras verdes, barragens cheias, plantações de diversas culturas e a cara das pessoense com mais sorriso.

Quanto às rodovias, o trecho que mais está a exigir mais ação do DER é o de Sapé a Cruz de Espírito Santo.

Camilo se desincompatibiliza

Depois de Edmilson Soares, Bira e Marconi Paiva anunciarem a desincompatibilização de cargos na Prefeitura de João Pessoa, ainda esta semana quem também fará o mesmo é o secretario da Articulação, Jorge Camilo.

Com base mais intensa a partir do bairro de Mandacaru, Jorge Camilo é nome em ascensão internamente no PT, independentemente da pesquisa da Consult veiculada no Jornal da Paraíba apontando-o como o mais bem avaliado petista, candidato à Câmara Municipal, em pesquisa espontânea.

Se isso for pouco, é nome da confiança do partido e do prefeito Ricardo Coutinho com bom desempenho nos 14 meses de secretaria daí a lembrança de seu nome para composição da indicação do PT para a vice.

Em síntese é um Coringa leal.

Última

“Eu levo a sério/
Mas você disfarça…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo