ARACAJU – Em meio a muita expectativa sobre se, de fato, os governadores do Nordeste vão celebrar o fim pra valer da Guerra Fiscal adotando mecanismos que vão desaguar na Reforma Tributária, há de se convir que o dia (quinta-feira) foi muito animado com variedade de fatos para todos os gostos.
O primeiro deles, mais afetado, diz respeito à manifestação sem nexo adotada pelo deputado federal Walter Brito Neto, desesperado com a possibilidade de cassação do mandato, que queria por todo o custo ter audiência com o presidente Lula mas, como não conseguiu, chegou a chutar uma das portas do palácio do Planalto.
Aqui, na Capital de Sergipe, alguns parlamentares e casca grossa do Governo Federal confirmaram o que nos foi repassado no decorrer do dia por fontes fidedigna.
Na prática, Walter Brito Neto rapaz com perfil até calmo, demonstra o pânico com a real possibilidade de perda de mandato. Queria o aceno de Lula na hora do desespero, como não conseguiu manchou um pouco sua trajetória.
Nos bastidores da política envolvendo a Paraíba ainda parte das atenções se voltam para a queda-de-braço no caso TSE com Cássio passando maior parte da semana em contatos, mas chegando nesta quarta-feira à noite, em Aracaju, onde participa da reunião dos governadores.
A propósito, Marcelo Deda tratado publicamente por Lula de Dedinha é mesmo um governador de prestigio pois nas 6 reunioes anteriores o presidente não havia comparecido a nenhuma, diferentemente de agora.
Lula vai bem de semblante e comemorando números fantásticos para a economia brasileira, mesmo com o furacão destruindo o outrora mais tranqüilo Pais do mundo, os Estados Unidos.
Mas, retomando o moído paraibano, é bom irem se acostumando com o nome de Ubirajara como futuro diretor da Eletrobrás.
Prestigio sergipano
Ouvi com os próprios ouvidos torrelandes a informação levada ao conhecimento de todos pelo presidente Lula:
– Até 2010 vamos trazer mais de R$ 2 bilhões para obras e serviços em Sergipe.
Olhando a tudo fiquei boquiaberto pensando na Paraíba velha de guerra.
Doutor reconhecimento
O Tribunal Regional Federal da 5ª região fez justiça ontem a incluir o nome do juiz Rogério Fialho para a lista tríplice que levará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a escolher o futuro desembargador federal na vaga deixada pelo desembargador Petrucio Ferreira.
Na vez anterior, não deu para compor a lista, mas desta feita Rogério teve nota máximo, 13 dos 13 votos existentes.
Agora é torcer e trabalhar para que a Paraíba possa testemunhar a ascensão por mérito próprio.
Direito de recorrer
O senador José Maranhão tem absoluta razão em admitir que parlamentares insatisfeitos com o relatório da Comissão de Orçamento possam recorrer à critica ou até mesmo ao plenário, mas não dá para ignorar o trabalho dos membros da CMO.
É verdade.
PDT com Ricardo
Por mais que o combativo vereador José Aníbal se inquiete com os destinos futuros do PDT, mas o fato é que está perto da celebração de apoio irrestrito à reeleição de Ricardo Coutinho.
Em isso acontecendo, Aníbal estará em maus lençóis, como é o caso de Nadja Palitot, ainda no PSB, tendo que engolir o pão que o diabo amassou, como diria Dona Julia, amada e adorada na Torre.
Petardos demais
O prefeito Veneziano Vital que aguarde, pois a Oposição a ele está com um acervo preocupante para detonar muito em breve.
Pode não ficar pedra sobre pedra até porque palavra como palavra revela a verdade de quem dela usa e abusa.
Umas & Outras
…O deputado estadual Rodrigo Soares está ascendendo bem nos diálogos e debates nacionais.
…Noutra ponta, mais centro-direita reluz o discurso de Efraim Filho.
…Afinal, quando Cícero Lucena vai mesmo se licenciar?
…Carlos Dunga entrou mudo e continua calado quando se trata deste assunto.
…O suplente de deputado federal Tarcisio Marcelo entrou na noite de ontem mais animado com a possibilidade de assumir a titularidade na Câmara Federal.
Última
Que noticias me dão dos amigos/
Que noticia me dão de vocês…