Ninguém se iluda, mesmo com as torcidas prós e contra o encaminhamento de cassação do mandato do governador Cássio Cunha Lima, que o processo em si ainda deverá apresentar muitos moídos e desdobramentos nos bastidores.
Desde quando transferido in totum para o birô do relator ministro Carlos Ayres Brito o volumoso processo de cassação já mereceu abordagem de tudo o que gente credenciada dos dois lados na busca de valer cada uma das vontades.
Mas, a rigor, o mérito é que motiva o confronto de argumentos entre advogados das partes mesmo prevalecendo até agora o encaminhamento desfavorável ao governador.
Volto a insistir: não desprezemos os contatos de bastidores porque, sem querer fazer ilação como apregoam os advogados de Cássio, o fato é que o processo de Santa Catarina estava tomando um rumo e, de repente, se viu numa direção extremamente diferente do que rezava a projeção da obviedade.
Estes próximos tempos haverão de oferecer um dos mais duros e consistentes combates de persuasão, a partir do próprio governador que pegou as malas e viajou para Brasília produzir sua contra-argumentação, da mesma forma que já o fizera e o faz o senador José Maranhão.
Em síntese, tendência é tendência e como tal pode perdurar, ou não, como dizia o poeta Caetano.
O pagamento na prática
Mesmo com a fragilidade gerada pelo pedido de cassação, nada disso entretanto tem afetado ações estruturantes no campo financeiro para assegurar, como foi anunciado, o pagamento dos vencimentos de fevereiro dentro do mês.
De fato isso nao se consegue com intenção: ou se tem equilíbrio financeiro para bancar ou não se tem.
No caso em tela desmorona o discurso azedo da Oposição.
Várias frentes
Em Brasília, o senador Maranhão não pára de olhar para o orçamento, mas seu cuidado maior é mesmo com os passos dados pelos ministros do TSE.
De quebra, ainda encaminha os cargos federais de alguma forma emperrado por conta de conflito de interesses na bancada federal e, também, cuida da eleição no PMDB de João Pessoa.
A propósito, a deputada estadual Olenka Maranhão transferiu seu titulo para a capital, revelou um amigo.
