O FOCCO, a ética e a luta sem fim

O grupo de entidades que compõem o FOCCO – Fórum de Combate à Corrupção – fez uma série de visitas, ontem, inclusive ao Grupo WSCOM, em nome da parceria antiga com veículos de comunicação, para divulgar as campanhas que resultam em combate aos desvios dos recursos públicos.

Tudo normal, natural, virgula, menos de ontem para cá com a inserção de empresários de áreas diversas, de gente das universidades, do direito, comunicação, etc, “soltando o verbo” contra diversos veículos, especialmente o portal WSCOM Online, por não ter reagido ao encontro do FOCCO com o Sistema Correio (leia-se empresário Roberto Cavalcanti) em face dele estar respondendo a processos.

O “inferno desabou sobre nós” com patrulhamento nunca visto, embora precise ressaltar diversos aspectos, entre os quais a lisura do FOCCO, a condição de cada ter de se defender até o ultimo instante e o fato da rotina exercida pelo Fórum na relação com os veículos ser algo rotineiro.

Nesse particular, o Sistema Correio é um dos esteios da comunicação.

Mas o fato é que a crise política chegou até mesmo ao ato comum exercido pelo FOCCO de ser recebido numa empresa de comunicação, desta feita questionando o Fórum por se encontrar numa ambiência alvo de ritos processuais afetando exatamente na natureza ética. Alguns membros do Fórum reconheceram ter ouvido abordagens neste sentido.

Insisto em não entrar no mérito dos instigadores de plantão, mesmo porque nutro relacionamento de respeito ao empresário Roberto Cavalcanti, entretanto, nada disso tem tirado o Forum do foco dos críticos da sociedade – alguns deles certamente que movidos pela paixão partidária em face do renomado empreendedor ter a condição de suplente de senador.

Nesta quinta-feira mesmo alguns dos lideres do FOCCO, como o procurador da República, Fabio George, e Joao Ricardo, da OAB, correram para explicar que o Fórum produziu rotina de trabalho visitando os principais veículos de comunicação, como sempre o fez ao longo dos anos, e que, mesmo admitindo criticas, não abre mão de atestar a transparência do Fórum com a verdade exigida pela sociedade.

Para eles, todos os principais veículos – exceto os Diários Associados, por agenda inexistente, ontem – foram visitados para divulgação de futuras campanhas – como sempre aconteceu, sem o Fórum abdicar de seu rigor ético, portanto, consideraram o patrulhamento fruto da crise política local chegando a níveis que eles consideram absurdos.

O fato é que tudo isso prova que cada vez mais se faz indispensável que a sociedade organizada reaja e exerça sua cidadania com a criação, por exemplo, de um Fórum suprapartidário gerando mecanismos e propostas que possam ser absorvidas pelos lideres políticos com compromisso de realização independentemente de conflitos pessoais.

Se é assim continuamos a precisar de um novo estágio em que todos sejam respeitados pela sua identidade, qualquer que seja, mas sem depender do humor de nossos lidere em sério conflito destrutivo.

Quem, enfim, poderá construir as bases primeiras desse alicerce democrático? O bispo, o juiz, o promotor?

Bem longe daqui

Li, no decorrer desta quinta-feira no WSCOM Online algo que alimentou minh’alma como cidadão pessoense/torrelandense. Dizia a matéria:

“A prefeitura da cidade de Avilés, no norte da Espanha, aprovou nesta quinta-feira a construção de um centro cultural projetado por Oscar Niemeyer – a primeira obra do arquiteto brasileiro no país.

O Centro Cultural Internacional Niemeyer de Avilés, orçado em 30,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 80 milhões), será o maior complexo cultural da Espanha, ocupando um terreno de 222 mil metros quadrados”.

É, Ricardo Coutinho foi mais ligeiro.

Sai na segunda

O nome do futuro desembargador do Estado deve ser anunciado na segunda-feira.

Os três já estiveram com Cássio no Palácio da Redenção para conversa muito amistosa.

Pela primeira vez, um desembargador do quinto constitucional sai com novo processo – democrático e elevado.

Última

“Todo menino é um rei/
Eu também já fui rei…

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo