Os números da Internet

São Paulo – A semana começou com um rebuliço na Mídia da Internet por conta de números veiculados pelo Jornal Correio da Paraíba apontando sua versão como líder do mercado em apenas 3 meses de existência do novo visual superando, de acordo com seu relato, em 50% seu segundo concorrente – no caso o Portal WSCOM Online.

Os dados foram baseados, segundo o jornal, numa ferramenta de auditagem chamada Alexa.Com.

Ninguém de bom senso ignora a ânsia que todos os veículos têm de se apresentarem como Líder de mercado, inclusive o Portal Correio – parte de um sistema de comunicação arrojado, sem dúvidas.

Só que, como sempre acontece em vários outros casos, a pressa termina produzindo dados confusos e impossíveis de comprovação, como se deu com as estatísticas da Alexa – mesmo reconhecendo a importância dessa ferramenta – porque para auditar alguma coisa se faz preciso ter acesso aos números estatísticos e isso jamais será possível da Alexa alcançar para quem está com registro no GOOGLE, por exemplo, porque essa condição só se efetivará com permissão dos concorrentes usuários, no caso o WSCOM Online, que não permitiu nem os demais portais de noticia do Estado.

Em síntese, a Alexa.com não pode atestar números que ela não possa acessar por impedimento de outrem. No mais tudo é projeção e imprecisão.

Aliás, na pressa de querer gerar um clima de superação e liderança de mercado a assessoria de marketing ignorou por completo os demais portais de noticias – o que, convenhamos é atitude precipitada e pouco inteligente porque a concorrência presume-se envolver a todos, sem distinção, e não só o WSCOM – como pareceu ser o alvo.

Passados os dias, o GOOGLE ANALYTICS expôs para consumo interno nosso, números que arrebatam por completo as estatísticas do Portal Correio.

Neste particular de aferição da Internet, é preciso ter muito cuidado para não, apressadamente, incorrer-se em deslizes porque, quem é do ramo sabe que, até o IBEST – antes a maior referência de aferição de Internet já não é o mais porque basta alguém colecionar um volume qualquer de CPFs, se inscrever e certamente chegará ao Pódio.

O próprio Portal do Correio, de alta qualidade – diga-se de passagem – incorreu nesse ranking inverso ano passado perdendo na disputa do IBEST para portais sem nenhuma referência – dizemos assim porque esse veiculo é anterior ao novo visual dos três meses atrás.

Em síntese, o mercado de jornalismo na WEB se mantém aceso com muito mais gente partilhando do bolo, portanto, é indispensável revelar que, está no inconsciente dos internautas, no acesso diário, e não na vontade de nossos quereres, a verdadeira estatística provando quem é o mais visitado, o mais acreditado.

Nisso, e por conta disso, auditagens apressadas jamais alcançarão porque está na bocó do povo o tamanho da liderança de cada um.

No caso do Portal WSCOM nos esforçamos ao máximo para reproduzir informação creditada, não desmentida, porque só assim se chega à liderança inquestionável.

No mais, viva a todos os Portais da Paraíba, do Nordeste e do mundo!

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo