O que a Coluna já esperava, mas não sabia como se processaria, eis que a Oposição na Câmara de João Pessoa acaba de deflagrar um novo golpe nas pretensões do prefeito Ricardo Coutinho de fazer maioria e lançar candidato a presidente com folga, como se imaginava até ontem pela manhã.
À noite, na residência do vereador Durval Ferreira, oito vereadores da Oposição mais Nadja Palitot, Fuba e João Almeida decidiram lançar o nome do anfitrião (Durval) como novo candidato a presidente do Legislativo municipal.
A conta é simples: somando oito votos da Oposição mais os quatro vindos da base aliada de Ricardo Coutinho os doze votos chegam à maioria folgada que, em se mantendo dessa forma, certamente permitirá a eleição de Durval Ferreira, o mais antigo dos vereadores.
O surpreendente em tudo não é a reação da vereadora Nadja Palitot, que acumula diferenças e rancor com o prefeito há muito tempo, mas, sobretudo, a presença de Fuba vereador construído sob arco de aliança e de projeto político ao lado de Ricardo Coutinho, tanto que ousou misturar política com a história do maior bloco individual de nosso Folia de Rua para incorporar (indevidamente) à campanha do atual prefeito.
Como a Coluna havia antecipado, João Almeida com quem Fuba ultimamente resolveu aliar-se e o próprio Durval Ferreira não se constituem em novidade porque eles já vinham conversando há tempo com Cícero Lucena e aliados de primeira hora.
De acordo com o Portal WSCOM Online, que trouxe esse furomais uma vez, os doze vereadores devem se isolar, ocupar espaço não revelado à Imprensa, num confinamento voluntário, que mais lembra a famosa convenção passada do PMDB.
O fato é que, a se manter essa nova conjuntura, Ricardo passa a amargar um novo revés no processo político da Capital.
No contra-ponto, compute-se vitória de Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima.
Agora é aguardar se esse status quoperdurará mesmo até a hora da votação nesta quinta-feira.
Coluna flagrou
Há um mês e meio atrás, o Colunista flagrou uma demorada reunião entre o vereador Durval Ferreira e o ex-vereador Marcus Vinicius fiel escudeiro do senador eleito Cícero Lucena em mesa da qual também participou o superintendente do Sistema Correio, Alexandre Jubert.
Ao final, embora querendo driblar o contato com o Colunista, já à época, os dois políticos, hábeis nos bastidores, asseguravam: Pode anotar, que vamos ter uma grata surpresa na eleição da Câmara de João Pessoa.
Tempos depois (agora), eis que eles tinham razão.
Última
É/ acaba a valentia de um homem/
Quando a mulher que ele ama / vai embora…

